Um dos acusados por dois homicídios consumados e uma tentativa de homicídio - todos qualificados - praticados no bairro de Canasvieiras no início do ano de 2021, em Florianópolis, foi condenado pelo Tribunal do Júri da Comarca da Capital a mais de 53 anos de prisão em regime inicial fechado. O réu, Valdemir Maculan, também foi condenado por receptação de veículo roubado e por integrar organização criminosa armada.

A ação penal ajuizada pela 37ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital traz o relato dos crimes praticados pelo réu e mais quatro comparsas no dia 3 de janeiro de 2021. Na ocasião, eles vieram em dois carros - um deles roubado e outro com sinais adulterados - do Rio Grande do Sul para a Capital catarinense com intuito de matar três integrantes de uma facção criminosa rival.

O grupo ficou de campana no entorno do hotel, sendo de Valdemir e de outro acusado a tarefa de executar as vítimas. Quando os três alvos chegaram e estacionaram o carro em frente ao hotel, os dois executores dispararam vários tiros contra eles.

Dois deles morreram na hora e o terceiro foi ferido, mas recebeu socorro a tempo de ter a vida salva.  Dois dos integrantes do grupo foram presos em flagrante durante a fuga, o que permitiu a identificação dos demais, inclusive Valdemir.

Conforme sustentou o Promotor de Justiça Jonnathan Augustus Kuhnen no julgamento, os dois homicídios e a tentativa de homicídio foram qualificados: pelo motivo torpe, pois foram praticados porque as vítimas faziam parte de uma organização criminosa rival; pelo perigo comum, já que os atiradores poderiam atingir um número indeterminado de pessoas ao desferir vários tiros em plena via pública, próximo do meio-dia, em pleno verão, em um dos mais movimentados balneários da Ilha de Santa Catarina; e por ter sido cometido por meio de emboscada.

O réu foi condenado por três crimes de homicídio qualificado (sendo um tentado), de receptação, já que o grupo de criminosos estava de posse de um veículo roubado e por integrar organização criminosa armada.

A pena total aplicada a Valdemir foi de 53 anos e seis meses de reclusão, em regime inicial fechado. Ele não terá o direito de recorrer em liberdade, em nome da garantia da ordem pública. Os demais participantes do crime ainda não foram julgados.