Projeto pioneiro de acolhimento a vítimas de violência doméstica é implantado na Comarca de São José do Cedro
A iniciativa busca fortalecer o cuidado e a escuta das vítimas, com atendimento próximo e imediato após o registro da violência.
Com o compromisso de acolher de forma mais próxima e humanizada as vítimas de violência doméstica, a Promotoria de Justiça de São José do Cedro implantou, em abril, o projeto "Audiência de Acolhimento das Vítimas". A iniciativa integra o programa Transformação MP, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), e tem como propósito estabelecer um vínculo de escuta, cuidado e apoio logo após a ocorrência do crime.
A Promotora de Justiça Daniela Böck Bandeira, responsável pela iniciativa, explica que, hoje, o primeiro contato entre a vítima e o Ministério Público costuma ocorrer apenas na audiência de instrução, que muitas vezes é marcada meses após o fato. "O projeto busca reverter essa lógica, promovendo um acolhimento mais imediato, no momento de maior vulnerabilidade da vítima, e possibilitando também a coleta de dados que ajudarão a compreender por que tantas mulheres continuam presas ao ciclo da violência", ressalta.
A iniciativa funciona da seguinte forma: logo depois da ocorrência, a vítima é convidada para ir à Promotoria de Justiça, onde é recebida em um espaço seguro, é ouvida pela equipe e pode tirar dúvidas e entender que não está sozinha. "Além disso, junto com a Polícia Civil e a Polícia Militar, espalhamos QR Codes em cartazes na delegacia e nas viaturas. É só apontar o celular e falar direto com a nossa equipe pelo WhatsApp. Para quem não conseguir acessar o QR Code, o contato pode ser feito pelos telefones (49) 3643-6901 e (49) 99200-3980, também disponível via WhatsApp", enfatiza a Promotora de Justiça.
A implantação do projeto conta com o apoio de diversos setores do MPSC, além da parceria com a Polícia Militar e com a Polícia Civil. A expectativa é que a nova abordagem resulte em maior conscientização das vítimas, fortalecimento da rede de proteção e redução dos casos de violência doméstica na comarca.
"A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de São José de Cedro, vem apoiando o Ministério Público local com o objetivo de ampliar e reforçar a rede de atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar. Durante o atendimento na delegacia, a vítima de violência também é informada sobre os canais de atendimento do Ministério Público via WhatsApp. Além disso, essa parceria busca coletar e angariar dados sobre a situação de violência", diz o delegado Gabriel Luiz Marcondes.
Chatbot no WhatsApp e outras ações
A Promotora de Justiça ainda explica que futuramente será desenvolvido um chatbot no WhatsApp da PJ, pelo qual as vítimas poderão receber informações sobre seus direitos, medidas protetivas e órgãos da rede de proteção e agendar atendimento com o Ministério Público. A ferramenta será acessada por meio de um QR Code, que será entregue às vítimas já no primeiro contato com a Polícia Militar.
Além disso, o projeto prevê a realização de palestras nas escolas de ensino médio e educação de jovens e adultos, como forma de conscientizar e envolver a comunidade no enfrentamento à violência doméstica. Para quem não conseguir acessar o QR Code, o contato da Promotoria de Justiça de São José do Cedro pode ser feito pelo telefone (49) 99200-3980 (também disponível via WhatsApp).
Programa Transformação MP
O projeto "Audiência de Acolhimento das Vítimas" faz parte do programa Transformação MP, do MPSC. O programa estimula e apoia iniciativas das Promotorias de Justiça que ajudem a solucionar problemas na realidade local, com possibilidade de as ações serem replicadas por outras Promotorias que tenham os mesmos problemas.
Se você está sofrendo violência doméstica ou conhece alguém que esteja, denuncie:
Polícia Militar de Santa Catarina: ligue para o 190 (para situação de emergência);
Polícia Civil de Santa Catarina: ligue para o 181 (aceita denúncia anônima), entre em contato com (48) 98844-0011 (WhatsApp/Telegram), acesse a Delegacia de Polícia Virtual da Mulher ou vá à delegacia mais próxima;
Ministério Público de Santa Catarina: entre em contato com a Ouvidoria do MPSC ou vá à Promotoria de Justiça mais próxima;
Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 (denúncias e informações sobre violência doméstica): funciona 24 horas, todos os dias e em todo o país, sem cobranças para ligações.
Instrumentalizar a identificação de sinais de alerta e de comportamentos abusivos é uma das maneiras de auxiliar mulheres no enfrentamento à violência doméstica e familiar. Esse é o objetivo do Termômetro da Violência Doméstica, desenvolvido pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do MPSC.
O Termômetro, que está disponível no site do MP catarinense, funciona como um quiz de 22 opções que a usuária deve preencher caso identifique essas situações em seu relacionamento. O preenchimento é feito de forma completamente anônima.
Faça o teste aqui: https://mpsc.mp.br/termometro/.