Programa "Educando Cidadãos"
Entre as ações do programa destacam-se a produção de materiais pedagógicos e de comunicação, o fortalecimento das parcerias e a disseminação de informações sobre os mecanismos de controle social. Os parceiros do MPSC no programa podem tanto desenvolver ações individuais em suas organizações e comunidades como ações coletivas e integradas.
Por meio das Promotorias de Justiça, o Ministério Público irá disseminar, amplamente, em todo o sistema de ensino, o conteúdo pedagógico do programa, aproximado Instituição e sociedade por meio do denominador comum identificado na necessidade da construção conjunta de uma rede estadual regionalizada e estruturada que busque o apoio e o estabelecimento de uma cultura de controle social municipalizada a partir das prioridades locais.
As atividades das Promotorias de Justiça cujos resultados forem comprovados serão certificadas pelo MPSC, com referência à Promotoria de Justiça, ao nome do projeto, a sua área de atuação e aos integrantes da equipe que tiveram participação ativa em sua execução. Também haverá o reconhecimento oficial das ações locais por parte de parceiros ou de voluntários nos municípios e nas regiões catarinenses por meio da concessão do selo "Amigo do Programa Educando Cidadãos".
No âmbito do Ministério Público catarinense, o programa será vinculado à Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, e Ghizzo Neto, sem prejuízo de suas funções como titular da 27ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital (área da moralidade administrativa), coordenará o "Educando Cidadãos", que terá como Vice-Coordenador o Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPSC, Promotor de Justiça Stefano Garcia da Silveira. O programa contará, ainda, com um Conselho Consultivo, formado pelos coordenadores de cinco Centros de Apoio Operacional do MPSC: Moralidade Administrativa; Direitos Humanos e Terceiro Setor; Infância, Juventude e Educação; Meio Ambiente; e Criminal e da Segurança Pública.
O que você tem a ver com a corrupção?
O programa "Educando Cidadãos" é fruto da experiência do Ministério Público catarinense na realização de campanhas e iniciativas de cunho educacional e de promoção da cidadania, em que a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", internacionalmente premiada, constitui um grande exemplo.
A campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" se iniciou em 2004 em Chapecó. Também idealizada pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, o objetivo era impactar as crianças e adolescentes, mas acabou sensibilizando também diversos públicos e faixas etárias. Em âmbito nacional, o projeto foi conduzido pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). Devido ao sucesso da campanha, em 2008 o MPSC recebeu o Prêmio UNODC 2008, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes - Brasil e Cone Sul na categoria "Mobilização Social", por agregar como parceiros órgãos e empresas de todo o Brasil em torno da causa social.
Em 2024, como reconhecimento à importância da campanha, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) aprovou a instituição do dia 27 de agosto como "Dia Estadual de Combate à Corrupção", em homenagem aos 20 anos da campanha, lançada nessa data em 2004. Agora, em 2025, o programa "Educando Cidadãos" realizará um grande evento no Dia Estadual de Combate à Corrupção. Na ocasião, o Ministério Público e parceiros apresentarão as atividades que estão desenvolvendo, de forma integrada ou individual, para toda a sociedade.