Post

Comunicadores de todas as unidades do Ministério Público brasileiro se reúnem em Florianópolis, nos dias 3 e 4 de outubro, para discutir e encontrar soluções conjuntas que possam aprimorar a comunicação entre as instituições e a sociedade. O Congresso dos Comunicadores do MP brasileiro (CONACOMP) acontece pela primeira vez na história e será sediado pelo MP de Santa Catarina.

Realizado pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por intermédio do Comitê de Políticas de Comunicação Social do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (CPCom/FNG-MP), em parceria com o MPSC, o evento adota como tema "os desafios da comunicação pública na era digital" e vai explorar o potencial das ferramentas de inovação na produção e veiculação de informações públicas. A programação está dividida em quatro eixos de discussão.

O primeiro deles é o "Compartilhar experiências", que acontece na terça-feira (3). Neste dia, acontece a troca de experiências, um pitch no qual comunicadores vão apresentar projetos de sucesso e os aprendizados com iniciativas que ficaram pelo caminho. Projetos exitosos de cinco unidades do MP brasileiro foram selecionados para serem apresentados nesse momento, são eles: MP pra Você (MP de Goiás), Central do Interior (MP do Rio Grande do Sul), Play no MP (MP de Tocantins), Expresso MP (MP do Paraná) e CollabCom (MP do Ceará).

"Debater comunicação pública e ética" é o assunto do segundo bloco do CONACOMP, que acontece na tarde de terça-feira e tem a presença de palestrantes de renome na área. O jornalista Caco Barcellos e a jornalista Cláudia Lemos falam sobre temas ligados à comunicação digital e a responsabilidade com a sociedade.

Inovação e redes sociais são os destaques da programação na quarta-feira (4). Pela manhã, o professor Lucas Vieira de Araújo fala sobre inteligência artificial e exemplos de usos de IAs serão apresentados pelas unidades do MP, assuntos que compõem o terceiro bloco. À tarde, a jornalista Melina Santos trata de redes sociais, gerenciamento de crises e novas ferramentas, no quarto e último bloco do CONACOMP.

IAs presentes na organização do evento

Como a programação vai tratar de inovação, a organização do evento também acontece com uso de recursos inovadores. É nesse contexto que a organização do CONACOMP desenvolveu a Cloe, uma animação criada com ferramentas de inteligência artificial e que serve como inspiração para os debates sobre inovação e IA, assuntos de destaque na programação. A primeira aparição de Cloe foi no hotsite criado para divulgar a programação do evento (assista aqui).

O pré-evento também é uma amostra das discussões que vão acontecer na próxima semana. Uma série de conteúdos sobre uso de IAs, comunicação digital e desafios da comunicação pública foi disponibilizada no site do CONACOMP pela organização. Veja aqui o que já foi publicado.