Post

Um dos acusados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pelo homicídio de um homem em uma lavação de automóveis foi condenado a 29 anos e 6 meses de reclusão pelo Tribunal do Júri da Comarca de São José nesta quarta-feira (18/5). A vítima foi executada com 13 tiros por, supostamente, ter se apropriado de duas pistolas pertencentes à organização criminosa. 

A ação penal ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de São José traz o relato do crime praticado pelo réu no dia 12 de julho de 2019, após a organização criminosa decretar a execução da vítima.

Na ocasião, dois autores foram até uma loja de lavação de veículos, onde a vítima trabalhava, e a surpreenderam com 13 tiros de pistola, executando-a dentro de um veículo que lavava.

Perante o Tribunal do Júri, o Promotor de Justiça Diego Henrique Siqueira Ferreira sustentou que o crime foi praticado por motivo torpe, por dissimulação e, ainda, dificultando a defesa da vítima. O réu foi acusado também da prática do crime de integrar organização criminosa. 

O Conselho de Sentença, formado pelos jurados, que representam a sociedade no Tribunal do Júri, condenou um dos executores na sessão de julgamento realizada nesta quarta-feira, nos termos propostos pelo representante do Ministério Público, reconhecendo a prática do crime de homicídio com três qualificadoras, bem como do crime de integrar organização criminosa.

A pena de 29 anos e 6 meses de reclusão deverá ser cumprida em regime inicial fechado. A juíza do Tribunal do Júri negou ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade, diante da condenação e da manutenção dos motivos que levaram à sua prisão preventiva.

Os outros dois acusados foram julgados anteriormente, sendo um condenado e o outro absolvido, nos termos da sustentação ministerial em plenário. Os nomes não são divulgados em função de o processo estar em segredo de Justiça.