Aprovada resolução que regulamenta 45º Concurso de Ingresso na Carreira do MPSC
Prova objetiva será em múltipla escolha e voltará a ser elaborada pela comissão do concurso.
Foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) divulgado nesta sexta-feira (12/9) a resolução que regulamenta o 45º Concurso de Ingresso na Carreira. Entre as principais mudanças em relação aos processos anteriores estão a alteração do modelo da prova objetiva, que deixará de ser de questões de verdadeiro ou falso para múltipla escolha, e o número de proposições - a prova preambular objetiva passará a ser composta por cem questões. Além disso, a prova preambular subjetiva - segunda etapa - também sofreu modificações, pois as provas serão realizadas em três dias consecutivos.
Outra mudança importante é o retorno da elaboração das provas pela própria Comissão de Concurso do MPSC. A aplicação das provas e a logística do concurso poderão continuar contando com o apoio de uma empresa especializada a ser contratada.
Além das mudanças nas provas, o texto aprovado estabelece maior rigor na investigação social e na sindicância da vida pregressa dos candidatos.
A proposta foi apresentada na última sessão do Conselho Superior do MPSC, no dia 3 de setembro. O texto foi aprovado por unanimidade pelos Conselheiros. Para o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Rafael de Moraes Lima, "as mudanças no Concurso para Ingresso na Carreira do MPSC representam um importante passo da Instituição para o aprimoramento da seleção de candidatos vocacionados e preparados para a carreira".
Já o Corregedor-Geral do MPSC, Fábio Strecker Schmitt, falou que as novidades "são fruto do esforço contínuo da Instituição no aperfeiçoamento do concurso, conjugando a oportunidade de os candidatos demonstrarem, da melhor forma possível, o seu conhecimento, e ao MPSC realizar a seleção daqueles que, preparados tecnicamente, também sejam vocacionados para as funções de Promotor de Justiça."
Para o Procurador de Justiça e conselheiro do CSMP, Onofre José Carvalho Agostini as alterações aprovadas "deixarão o concurso mais atualizado, com a cara do MPSC, com regras próprias e bem definidas."
Com a publicação da resolução, o próximo passo será o lançamento do edital, previsto para ocorrer ainda neste ano. Todas as informações oficiais sobre o novo concurso estarão disponíveis no site oficial do Ministério Público de Santa Catarina.