Post

Com base na cartilha "Semeando Saúde Única nas Crianças", desenvolvida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Lourenço do Oeste em parceria com a Associação Protetora dos Animais - ONG Fênix, um projeto de lei foi criado com os vereadores mirins do município. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores e a lei foi promulgada no início de novembro. Ela inclui na parte diversificada da grade curricular da rede municipal de ensino o conteúdo "saúde única".  

O Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes explica que o objetivo da lei é promover a educação integradora das saúdes humanas, ambiental e animal de forma interdependente. Agora, com a lei em vigor, as escolas poderão difundir a educação em saúde única no ensino fundamental de forma permanente e transversal.  

"Entender a saúde única é como aprender a ser um líder responsável para nós mesmos, os animais e nosso planeta. Cada um de nós tem o poder de fazer a diferença, cuidando de tudo ao nosso redor. Este aprendizado é a chave para crescermos como pessoas conscientes e construirmos um futuro mais saudável e equilibrado. Com essa lei, estamos plantando as sementes para um amanhã ¿ que será mais justo e sustentável", ressalta o Promotor de Justiça.  

Kelli Maiara Santin, de 14 anos, presidente da Câmara Mirim de São Lourenço do Oeste, destaca que a lei é muito importante para a comunidade, pois é preciso pensar no futuro. "Foi por isso que optamos pela causa animal como a principal demanda a ser trabalhada nesta legislatura. A ideia do `Semeando a Saúde Única nas Crianças¿ surgiu com a Associação Protetora dos Animais e o Ministério Público de Santa Catarina, que nos apontaram a iniciativa e nós achamos que caberia perfeitamente com a nossa ideia. Somos gratos pela parceria da Fênix e do MPSC e especialmente aos nossos vereadores adultos, que aderiram à nossa ideia e agora será possível colocar em prática", ressaltou.   

Post

O que a lei determina? A lei dispõe que o conteúdo da saúde única deve ser ministrado no mínimo uma vez por ano para alunos do ensino fundamental, dentro da carga horária diversificada e de acordo com critérios pedagógicos adequados à faixa etária dos alunos. A prática da saúde única deverá acontecer preferencialmente na primeira semana de novembro em alusão ao dia internacional de sua celebração - 3 de novembro.  

Conforme a norma, atividades lúdicas poderão ser realizadas em colaboração multidisciplinar entre professores, voluntários da causa animal, profissionais e agentes públicos da sociedade que atuem nas temáticas que envolvem as saúdes ambiental, humana e animal, com ênfase em proteção e respeito aos animais. 

Post

Saiba mais sobre a cartilha "Semeando Saúde Única nas Crianças"A cartilha "Semeando Saúde Única nas Crianças" é um material desenvolvido pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Lourenço do Oeste em parceria com a Associação Protetora dos Animais do município - ONG Fênix. A cartilha apresenta de forma lúdica ações de bem-estar ambiental, humano e animal. 

No fim de outubro, os alunos do Colégio de Educação Municipal Integral de São Lourenço do Oeste foram os primeiros a ter contato com a cartilha. Na ocasião de apresentação do material, eles plantaram sete mudas de ipê-amarelo e brincaram com o cachorrinho Royce, da ONG Fênix. O objetivo da atividade na escola foi permitir que as crianças tenham, desde cedo, contato com o meio ambiente e os animais e entendam por que é importante protegê-los. 

Na oportunidade, a aluna Emily, de 7 anos, do primeiro ano do ensino fundamental, destacou o que aprendeu durante a atividade. "Temos que cuidar muito bem da natureza, nunca cortar nenhuma árvore. Os animais a gente tem que cuidar superbem. Se você não quer adotar, pelo menos dá um potinho de ração e de água pra ele", disse.   

Post

Concurso "saúde única"  

Como forma de reforçar o conteúdo apresentado, as crianças participaram de um concurso com o tema saúde única. Alunos do 1º e do 2º ano entregaram um desenho; do 3º e do 4º ano, uma frase; e do 5º e do 6º ano, um texto de até 30 linhas.  

O resultado foi divulgado no dia 16 de novembro e a entrega dos prêmios ocorreu no último dia 21. Os primeiros lugares de cada categoria ganharam uma bicicleta; os segundos lugares, uma cesta com doces; e os terceiros, uma caneca com trufas e um biscuit para decorar a caneca. 

Você sabe o que é saúde única? 

A saúde única é uma abordagem global multissetorial, transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora que tem como objetivo o equilíbrio e a otimização da saúde de pessoas, animais e ecossistemas. A saúde única reconhece que humanos, animais, plantas e meio ambiente estão intimamente ligados e são interdependentes. 

Leia mais: Estudantes de São Lourenço do Oeste aprendem na prática a importância da saúde única