Post

Ponto histórico da cidade de Fraiburgo, a Praça da Chaminé recentemente passou uma reforma que tornou o espaço ainda mais rico para a valorização da comunidade. Com recursos provenientes do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), um projeto da prefeitura promoveu a pintura artística da escadaria da praça, que agora estampa cores vibrantes e personagens de histórias em quadrinhos como forma de valorizar a cultura e a memória fraiburguenses.

O tema da pintura que agora desperta os olhares de quem passa pelo centro da cidade não foi escolhido por acaso. As histórias dos gibis foram uma das paixões de Egon Otto Frey, empresário local e filho de um dos donos da serraria que construiu a chaminé onde hoje existe a praça. Egon reuniu milhares de gibis editados até a década de 1950, que incluíam personagens como: O Príncipe Valente; Os Super Heróis; Tintin; entre outros. Amante da arte e da cultura, Egon idealizou a escadaria da praça e projetou o local com base nos teatros gregos, com degraus a céu aberto, para ser usado em eventos culturais.

A intervenção artística na escadaria recebeu financiamento do FRBL depois que a Prefeitura de Fraiburgo encaminhou projeto ao Conselho Gestor do fundo, que é presidido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O projeto foi aprovado em fevereiro de 2023 pelo FRBL, que destinou R$ 60 mil para a execução da obra.

Post

Responsável pelo Escritório de Projetos da Prefeitura de Fraiburgo, a servidora Salimara Clair Molim falou sobre a importância cultura da iniciativa e do recurso destinado pelo FRBL. "As prefeituras, muitas vezes, dependem de recursos externos para financiar projetos que beneficiem a comunidade, em razão da insuficiência orçamentária. Neste sentido, a captação de recursos, por meio de editais como este do FRBL, é uma importante estratégia para fomentar áreas como a cultura e o turismo, e assim valorizar a história da cidade e agregar valor estético ao patrimônio público", disse.

A pintura artística na escadaria foi executada pelo artista fraiburguense Adriano dos Santos. A arte foi elaborada em junho e a pintura aconteceu entre os meses de setembro e outubro. Empregando a técnica chamada de anamorfismo, ele ilustrou apenas os espelhos dos degraus, e não os pisos e patamares entre eles, fazendo com que a pintura seja visualizada por qualquer pessoa que passa em frente à escadaria.

Situada no centro da cidade, a praça ocupa uma área de 80 m² e sua chaminé mede cerca de 35 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 andares. Com 71 anos de existência, o espaço é considerado uma importante memória histórica da cidade, sendo utilizado para apresentações culturais, realização de feiras e exposições, além de fazer parte do roteiro turístico de Fraiburgo.

Post

Sobre o FRBL

O Fundo para Reconstituição de Bens Lesados é administrado por um Conselho Gestor, presidido pelo MPSC e composto por representantes de órgãos públicos estaduais e entidades civis. O principal objetivo do fundo é custear projetos que previnam ou recuperem danos sofridos pela sociedade. Em Santa Catarina, o dinheiro revertido para o FRBL é proveniente de condenações, multas e acordos judiciais e extrajudiciais por danos causados à coletividade em áreas como meio ambiente, consumidor e patrimônio histórico.