Setembro Amarelo: MPSC distribui materiais orientativos sobre saúde mental na Capital
Em parceria com a Associação Catarinense de Psiquiatria, MPSC distribuiu fôlderes com orientações sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.
Sua saúde realmente importa. Se precisar, peça ajuda! Essa foi a mensagem que o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) levou na tarde de hoje (27/9) para a população que passou pelo Centro de Florianópolis. Durante duas horas, o MPSC distribuiu materiais orientativos e conversou com as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
A iniciativa faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre saúde mental, e foi organizada pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública (CSP) do MPSC em parceria com a Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP).
O coordenador do CSP, Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, destaca que a ação é importante para "difundir orientações sobre prevenção do suicídio e promoção da saúde, identificação de situações e onde e como buscar ajuda". O Promotor de Justiça reforça que este é mais um ano "em que o MPSC, junto com a Associação Catarinense de Psiquiatria, desenvolve uma campanha relacionada ao Setembro Amarelo. Ir para as ruas é uma forma de levar informação à população, porque informação é uma ferramenta importante para a prevenção do suicídio", afirmou.
Foram distribuídos mais de 1.500 fôlderes com informações sobre sinais de alerta, como ajudar e o que fazer ao perceber que uma pessoa está em risco. O material ainda tem um código QR que leva para uma página com mais informações e links úteis para pedir ajuda. Você também pode acessar a página aqui.
A presidente da ACP, Deisy Mendes Porto, destacou que, "com a parceria das instituições públicas e com a busca de um sistema de saúde qualificado no atendimento à população, vamos conseguir mudar esse cenário, reduzir o número de mortes por suicídio e fornecer tratamento adequado dos transtornos mentais". "Setembro se encerra, mas continuaremos o ano todo buscando melhorias e mais acesso à saúde para a população com nossas importantes parcerias", garantiu.
O Setembro Amarelo está no calendário nacional desde 2013, quando Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, deu notoriedade ao tema. Desde então, a campanha tem salvado vidas e é atualmente a maior campanha antiestigma do mundo. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Ouça o MPSC Notícias com o Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins e a Presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria, Deisy Mendes Porto.