Post

O Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Sandro José Neis, ex-Procurador-Geral de Justiça do MPSC (2015-2019), foi homenageado nesta segunda-feira (6/3) na sede da instituição. A homenagem marcou a inclusão do retrato de Neis na galeria dos ex-Procuradores-Gerais de Justiça do MPSC.

O atual Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, destacou as boas relações que o Desembargador acumulou ao longo de sua carreira. "O Sandro foi um grande líder dentro do Ministério Público. Mantém conexões, contatos e amigos no Brasil todo e marcou a história do Ministério Público brasileiro ao exercer o cargo de coordenador nacional", disse. "Vossa Excelência representa a liderança dentro da instituição. O senhor, ao lado do Procurador de Justiça Pedro Steil, proporcionou o aprendizado que me preparou para os desafios como PGJ", destacou Comin. 

"Essa homenagem hoje, com o descerramento da sua placa na galeria dos ex-PGJ, tem dimensão muito maior do que sua história dentro do MPSC. Ela quer retribuir um pouco o grande homem, que construiu grandes valores e grandes obras para o Ministério Público catarinense", finalizou o PGJ.

O Corregedor-Geral de Justiça, Fábio Strecker Schmitt, lembrou o trabalho destacado de Sandro José Neis na instituição. "Sandro engradeceu o nome do Ministério Público não só como PGJ, mas em toda sua carreira. Honrou o nome do MP catarinense. Destacou-se em nível nacional como Procurador-Geral de Justiça. Essa homenagem é um gesto singelo, mas que vai marcar visualmente a história do Sandro no MPSC", disse.

O Desembargador Sandro José Neis agradeceu a homenagem e relembrou sua história no Ministério Público de Santa Catarina. "É realmente muito emocionante estar aqui. Eu já passei por alguns momentos assemelhados, mas esse certamente é um momento mais significativo. É o que mais emociona. É momento de fazer a retrospectiva e lembrar de 30 anos atrás, chegando em Joinville, dividindo o espaço da biblioteca, usando uma máquina de escrever manual e sem janela no nosso espaço. Nós estamos vendo hoje o Ministério Público 30 anos depois. Quando ingressei na instituição, nem nos melhores sonhos da minha vida eu poderia imaginar o Ministério Público com essa atuação responsável, com esses encaminhamentos resolutivos, com estrutura física em todo o estado. O Ministério Público se preocupa com as pessoas, se preocupa com a harmonia e a solidariedade", disse.

Neis iniciou a sua carreira no MPSC em 1992. Como Promotor de Justiça, atuou nas comarcas de Joinville, São Domingos, Santa Cecília, Campos Novos, Chapecó, Criciúma, Blumenau e Capital. Foi promovido a Procurador de Justiça em 2012. Também já ocupou a função de Secretário-Geral do MPSC, atuou como membro do Conselho Superior do MPSC, foi conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), de julho de 2007 a julho de 2009, e foi Corregedor Nacional do MP de agosto de 2009 a agosto de 2011. Neis ainda presidiu o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) entre 2017 e 2018.