Oitenta e sete pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pela suposta prática dos crimes organização criminosa, associação para o tráfico de drogas, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, ingresso de celular em presídios, obstrução de investigação, comercialização de arma de fogo e posse de arma e de munições.

As 27 denúncias foram oferecidas pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xaxim e são resultado da Operação Sodalitas Finis deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) em agosto deste ano com o objetivo de desarticular uma das maiores organizações criminosas em atividade no Estado.

O nome Sodalitas Finis significa, em tradução livre, "fim do grupo" e faz em alusão ao objetivo da operação: desarticular as atividades da organização criminosa.

GAECO

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, pelas Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Penal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

Saiba mais sobre a Sodalitas Finis:

· GAECO deflagra operação "Sodalitas Finis" para desarticular uma das maiores organizações criminosas em atividade no Estado

· Operação Sodalitas Finis prende 70 pessoas investigadas por tráfico de drogas, homicídio e roubo

· Operação "Sodalitas Finis": GAECO cumpre novo mandado de prisão preventiva

· Operação Sodalitas Finis: GAECO cumpre novas diligências em SC e no PR