Foram encontrados 14968 resultado(s)


  • MPSC terá sala de situação no domingo para acompanhar apuração dos votos pelo QRTtot, aplicativo desenvolvido pelo TRE

    O PGJ, Fernando da Silva Comin, convidou os Chefes dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, do TCE, o Presidente do TRE/SC, o Procurador-Regional Eleitoral, os candidatos a governador do Estado que disputam o segundo turno e a imprensa para acompanharem presencialmente, às 17 horas, a apuração pela ferramenta. O QRTtot permite, de forma experimental, ler e totalizar os votos depositados nas urnas eletrônicas a partir dos QR Codes impressos nos boletins de urna.

  • Mais de 20 anos de prisão para cada um dos dois condenados por homicídio, sequestro e organização criminosa em Santo Amaro da Imperatriz

    Leandro Niederauer Rodrigues Júnior e Vinícius de Jesus Barbosa foram denunciados pelo MPSC e condenados, respectivamente, a 25 e 21 anos de reclusão, ambos em regime inicial fechado

  • Eleições 2022: saiba como irão trabalhar os Promotores de Justiça Eleitoral no dia da votação do 2º turno

    No Brasil, todas as etapas do processo eleitoral são organizadas pela Justiça Eleitoral, o que garante um processo independente e transparente. No estado, a organização cabe ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a fiscalização de todo o processo eleitoral, além da apuração e persecução dos crimes eleitorais eventualmente praticados no dia da votação, ficam a cargo dos Promotores de Justiça Eleitoral, que integram o Ministério Público estadual e atuam nas zonas eleitorais.

  • Município de Chapecó acata recomendação do MPSC e revoga comunicado que alterou nota de corte em concurso público

    Em 21 de setembro deste ano, a comissão do concurso público n. 001/2022 emitiu comunicado que alterou a nota de corte para os cargos de nível superior com prova de títulos. A 10ª Promotoria de Justiça da Comarca recebeu oito representações formais de cidadãos sobre o assunto.

  • Ângela Bordini, Marcelo Wegner, Alexandre Graziotin e Andreas Eisele tomam posse como Procuradores de Justiça do MPSC

    Solenidade que oficializou o ingresso dos quatro novos Procuradores de Justiça no Colégio dos Procuradores de Justiça do MPSC ocorreu de forma mista, presencial e virtualmente, na manhã desta quinta-feira (27/10).

  • MPSC obtém condenação dos envolvidos na morte de uma mulher em Joinville

    Os réus foram acusados de planejar e atrair a vítima até o local do assassinato. Diogo Alan de Souza não aceitou o relacionamento da sua ex-mulher com seu antigo companheiro de cela. Ele, então, pediu à facção criminosa à qual pertence a autorização para matar a ex-companheira.

  • Ministério Público Eleitoral apura prática de propaganda eleitoral irregular em parque de diversões de Penha

    Uma Notícia de Fato foi instaurada para apurar a denúncia

  • MPSC recebe Medalha de Mérito da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina

    O Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do MPSC, Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, esteve na homenagem e recebeu a Medalha de Mérito da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina "Luiz Carlos Schmidt de Carvalho".

  • Ministério Público Eleitoral apresenta denúncia contra Governador por calúnia em debate na TV

    Carlos Moisés disse em debate que o candidato Jorginho Mello teria intercedido para que contrato considerado oneroso não fosse revisado por interesse pessoal, mas depois, em resposta aos Promotores Eleitorais disse que a conversa entre os dois foi em termos republicanos e que o outro candidato, na condição de Senador, se preocupava com a manutenção do serviço contratado

  • Audiência de Instrução e Julgamento do motorista que matou um ciclista ao dirigir embriagado em Jaraguá do Sul aconteceu em duas etapas

    Réu dirigiu embriagado e em alta velocidade. Perdeu o controle do veículo e tirou a vida de um ciclista que transitava em ciclofaixa, em Jaraguá do Sul no ano de 2019.

  • Servidor do MPSC Paulo Cesar Allebrandt conquista prêmio nacional de inovação

    MPSC ainda obteve reconhecimento ao Promotor de Justiça Guilherme André Pacheco Zattar e a programa do CIJE na solenidade final do prêmio de inovação Judiciário Exponencial 2022.

  • Homem que matou desafeto por dívida de drogas é condenado em Lages

    O crime aconteceu em 15 de maio de 2021, no bairro Santa Cândida. O réu persuadiu a vítima a encontrá-lo em um terreno baldio para devolver-lhe um pertence e acabou a matando com dois tiros.

  • Transformação MP: Ministério Público levou informações sobre cidadania e combate à corrupção a estudantes do sul do estado

    Foram cinco palestras nos municípios de Braço do Norte, Santa Rosa de Lima, Grão-Pará, Rio Fortuna e São Ludgero. Os encontros reuniram mais de 600 estudantes. Agora eles participarão de um concurso de redação sobre o tema.

  • Eleitora aceita acordo proposto pelo MPSC e pagará um salário mínimo por desordem em seção eleitoral em Joinville

    Uma cidadã, após votar no primeiro turno das eleições causou tumulto em seção eleitoral na Escola de Ensino Básico Profª Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos, no bairro Nova Brasília, em Joinville. Ela alegou que seu voto não foi registrado de forma adequada.

  • Ministério Público obtém condenação de homem que matou colega a facadas em Joaçaba

    O crime aconteceu nas primeiras horas de 2022. O réu não gostou de alguns comentários feitos pela vítima em relação a tia e cometeu o homicídio utilizando uma faca.

  • Cão farejador adquirido com recursos destinados pelo MPSC já tirou das ruas mais de 2 toneladas de drogas no Planalto Norte

    Draco é um cão farejador da raça pastor-alemão que foi adquirido para a Polícia Civil com recursos de acordos de não persecução penal (ANPPs) firmados com a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas e repassados ao Conselho da Comunidade do município. Ele auxilia no combate ao tráfico de drogas em todo o Planalto Norte catarinense.

  • Quatro novos Procuradores de Justiça tomam posse no MPSC nesta quinta-feira

    Ângela Valença Bordini, Marcelo Wegner, Alexandre Reynaldo de Oliveira Graziotin e Andreas Eisele serão empossados em sessão extraordinária do Colégio de Procuradores do MPSC, no Auditório Promotor de Justiça Luiz Carlos Schmidt de Carvalho, do Edifício Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis, às 10h. Cerimônia será transmitida pelo canal do MPSC YouTube.

  • Em reunião, TRE apresenta ao MPSC resultados e perspectivas do QRTot

    No primeiro turno, o Ministério Público auxiliou no teste do sistema QRTot, aplicativo desenvolvido pelo TRE-SC para trazer mais transparência na totalização dos votos e possibilitar uma apuração independente da Justiça Eleitoral nas Eleições 2022, em âmbito estadual

  • 1ª Promotoria de Justiça de Pomerode recebe alunos integrantes do Projeto Invasão Poética.

    São estudantes do 9º ano de um projeto interno de incentivo à leitura que levam agora poesia à comunidade e as instituições.

  • MPSC recorre ao STJ e restabelece condenação por estupro de vulnerável contra menina de 13 anos no Vale do Itajaí

    Condenado em primeira instância, réu recorreu ao TJSC, que o absolveu sob o argumento de que a vítima havia consentido com a relação sexual. MPSC recorreu ao Superior Tribunal de Justiça, pois, no estupro de vulnerável, basta o ato libidinoso para configuração do crime, revertendo a absolvição.

  • Após manifestação do MPSC, padrasto suspeito de abusar da enteada é preso em Pinhalzinho

    A prisão preventiva foi cumprida nesta segunda-feira (24/10). O Ministério Público de Santa Catarina aguarda o final da investigação para propor denúncia contra o acusado

  • Em Ituporanga, réu é condenado a mais de 25 anos de reclusão por homicídio

    Ele disparou um tiro com uma espingarda calibre 22 e o projétil atingiu a cabeça da vítima.

  • Após denúncia do MPSC, dupla que tentou matar um homem a tiros é condenada em Rio Negrinho

    A vítima Victor Soares foi levada para uma estrada no interior do município de Rio Negrinho. No local, um dos réus efetuou vários disparos nas costas da vítima. Os réus cometeram o crime por acreditarem que a vítima fazia parte de facção rival.

  • AVISO DE PAUTA: Vereadora de Tigrinhos e dois homens acusados de matar idoso serão julgados pelo Tribunal do Júri nesta quarta-feira (26/10)

    Durante a sessão, que ocorrerá na Comarca de Maravilha, serão ouvidas 12 testemunhas. A vereadora e um dos réus também serão julgados por tentativa de denunciação caluniosa. O idoso foi morto com cinco disparos de arma de fogo em fevereiro deste ano.

  • Homem que matou companheiro da ex-mulher é condenado em Jaguaruna

    O crime aconteceu em fevereiro de 2013. A vítima estava sozinha, quando o réu arrombou sua casa e desferiu 10 facadas contra ela. O crime foi planejado. O réu agiu por ciúmes e desentendimentos em relação à visitação da filha.

  • Trio que torturou e matou homem em Santa Rosa do Sul é condenado

    Wilson Oliveira Raupp, Ruan Nascimento Cardoso e Rafael Teixeira Roxo foram sentenciados por homicídio qualificado por motivo torpe, emprego de tortura, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e praticado para assegurar a vantagem de outro crime. A vítima teria sido morta porque tinha dívidas de drogas.

  • MPSC entrega recomendação ao Presidente do Poder Legislativo de Itajaí para adoção de critérios sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança

    A reunião entre a 10ª Promotoria de Justiça de Itajaí e a Câmara de Vereadores foi nesta sexta-feira (21/10). Novas licenças para construção de grandes impactos estão suspensas no município pela Justiça até que a Lei de Estudo de Impacto de Vizinhança seja editada.

  • TVs e rádios veiculam conteúdo do APOIA, o Programa de Combate à Evasão Escolar do MPSC

    A nova edição dos programetes veiculados em 240 emissoras de rádio e 10 emissoras de TV no estado revela os números do APOIA e a importância da sociedade nos casos de abandono escolar.

  • Mulher que matou vizinho com facada no pescoço em Herval d'Oeste é condenada a pedido do Ministério Público

    O crime aconteceu em novembro de 2008, após uma discussão por problemas na vizinhança. A ré esperou escondida a vítima sair para o trabalho, deu a facada e foi dormir.

  • Em Ipumirim, homem denunciado pelo MPSC é condenado por roubo e coação no curso do processo

    No dia do roubo, a vítima estava com quase R$ 1 mil na carteira. Dias depois do crime, réu ameaçou a mãe da vítima para que não contasse a ninguém sobre o delito. Crimes foram cometidos em agosto deste ano no Centro e no bairro Bom Jesus.

  • MPSC requer condenação dos responsáveis por deslizamento de terra que desalojou famílias em Concórdia

    Nesta semana, o MPSC apresentou alegações finais na Ação Civil Pública que busca a condenação do Município e dos proprietários do terreno que desmoronou e deixou 18 famílias desalojadas, além de causar danos ambientais e urbanísticos. O desastre ocorreu em maio de 2017, devido à instabilidade do terreno, que foi aterrado de forma irregular.

  • Itajaí tem 30 dias para iniciar implantação de Serviço Residencial Terapêutico e Unidade de Acolhimento de Adulto para pacientes da saúde mental

    A determinação da Justiça é resultado de uma ação civil pública do MPSC contra o Município de Itajaí e o Estado de Santa Catarina que requereu a concessão de tutela provisória de urgência depois de vários prazos e recomendações não acatados para a regularização dos serviços.

  • Ministério Público obtém condenação de homem que matou esposa e desafeto em Bocaina do Sul

    O crime aconteceu em dezembro de 2014, em uma localidade do interior. O réu utilizou um revólver e um machado durante a ação. Ele foi condenado a 16 anos de reclusão.

  • MPSC abre seleção para Estagiários e Residentes de Direito

    Acesso para inscrições estará disponível a partir de segunda-feira (24/10), no Portal dos Estágios e no Portal da Residência.

  • MPSC participa de reunião no Rio de Janeiro para conhecer esquema de segurança pública de grandes eventos

    O encontro foi uma iniciativa da Comissão de Segurança Pública do CNMP para apresentar ferramentas desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pelo Ministério da Justiça que já estão em uso, como o sistema de identificação nos estádios. O MPSC já possui um programa próprio de segurança e defesa do torcedor nos estádios.

  • Após um longo processo, MPSC conclui que as obras nas passarelas da Avenida da Saudade estão seguras e revitalizadas

    Vistoria realizada na manhã desta quinta-feira (20) pelo grupo Força-Tarefa Estruturas, coordenado pela 30° Promotoria de Justiça da Capital, analisou que as obras nas passarelas da Avenida da Saudade, em frente ao CIC, Florianópolis, estão finalmente concluídas e seguras para a circulação de pedestres e ciclistas.

  • Homem é condenado a 18 anos de reclusão por matar mulher com espeto em confraternização de réveillon em Videira

    O crime aconteceu no dia 31 de dezembro de 2021. O réu cometeu o homicídio porque não gostou de brincadeiras a respeito do preço da carne. Os quatro filhos da vítima assistiram à cena.

  • Com objetivo de fomentar a igualdade de oportunidades, MPSC institui política de equidade de gênero e raça

    Política, que já está em vigor desde sua publicação, no dia 11 de outubro, tem como meta principal consolidar no MPSC uma cultura organizacional que preze pelo respeito mútuo, pela igualdade de tratamento e pela preservação da dignidade e da diversidade.

  • Em segundo julgamento, réu que tinha sido absolvido é condenado a mais de 21 anos de reclusão por homicídio em Florianópolis

    O Ministério Público recorreu e obteve a anulação do primeiro julgamento, realizado em 2019, pois a absolvição contrariava as provas dos autos. O acusado, que matou a vítima com vários tiros e coronhadas na cabeça, não compareceu ao julgamento após intimado por edital

  • AVISO DE PAUTA: MPSC promove nova vistoria em passarelas do CIC, em Florianópolis

    Inspeção, que será realizada a partir das 10h de quinta-feira (20/10) pelo MPSC e outras entidades, terá o objetivo de conferir o término das obras e o atendimento às normas de acessibilidade no conjunto de passarelas do CIC.

  • MPSC denuncia dupla que matou a tiros um homem enquanto caminhava em Jaraguá do Sul

    A vítima William Martins Moreira foi executada a tiros enquanto caminhava por uma servidão, próximo de uma multinacional, em Jaraguá do Sul. Segundo a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina, dois homens são apontados como autores do crime.

  • MPSC ajuíza ação Civil Pública para que o Município de Joinville e o Estado de Santa Catarina prestem o serviço de atendimento médico especializado em pneumologia

    Diversas denúncias de que pacientes da região Norte Catarinense aguardam por mais de quatro anos para serem atendidos e tratados com médicos especialistas em Pneumologia, levaram o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) a ingressar com uma ação civil pública cobrando do Município de Joinville e do Estado para que prestem de fato esse serviço à população.

  • Denunciado pelo MPSC, réu é condenado a 14 anos de reclusão por homicídio duplamente qualificado em Itajaí

    Ele matou a vítima com cinco tiros. O motivo foi um acerto de conta por causa de dívida da venda de entorpecentes.

  • Ex-presidente do Legislativo de Pomerode é condenado por contratação ilegal do serviço de decoração de Natal da Câmara do Vereadores

    Ele foi denunciado pelo MPSC por fazer compras e contratar serviço de forma ilegal em 2015, burlando a Lei de Licitação na época em que era presidente da Câmara de Vereadores do município.

  • Município de Fraiburgo firma acordo com o Ministério Público e se compromete a ajudar catadores de resíduos a regularizar situação

    Acordo de Não-Persecução Civil suspende ação civil pública proposta em 2020. Município se comprometeu a prestar assessoria e fornecer um local adequado para o trabalho dos catadores.

  • Em acordo proposto pelo MPSC, ex-prefeito de Santa Cecília paga R$ 800 mil para solucionar processos, e dinheiro poderá ser revertido para projetos voltados à população

    Valor é referente a cumprimentos de sentença resultantes de ações por atos de improbidade administrativa que tramitavam a mais de uma década na Comarca de Santa Cecília. Promotoria de Justiça e GAECO comprovaram que um ex-prefeito passou bens para os nomes de terceiros para evitar penhoras.

  • Tribunal do Júri condena homem denunciado pelo MPSC por tentativa de homicídio qualificado em Imbituba

    O caso ocorreu em janeiro de 2020 no bairro Roça Grande. Os jurados acolheram a sustentação do Ministério Público e condenaram Otto Costa Junior, com pena de oito anos de reclusão e de um ano de detenção, em regime inicialmente fechado.

  • Violência contra a mulher: Stalker é condenado por perseguição de conhecida e por violar medida protetiva

    Caso se distingue por, de forma inédita, ter sido aplicada a Lei Maria da Penha sem que o agressor tivesse tido qualquer relacionamento anterior com a vítima

  • Integrantes de associação criminosa que enviavam cocaína e substâncias controladas para todo o país são condenados em Araranguá

    Dez pessoas faziam parte do grupo que mantinha dois laboratórios para armazenamento, produção e distribuição da droga, em Balneário Arroio do Silva e Treze de Maio. O Promotor de Justiça Pedro Lucas de Vargas foi responsável por denunciar a atuação do grupo na região Sul do estado.

  • Em Rio do Sul, réu é condenado a mais de dez anos de reclusão por tentativa de feminicídio contra a ex-mulher

    Ele desferiu quatro golpes de faca na vítima em frente à filha do casal e foi contido por populares. O MPSC vai recorrer da sentença para aumentar a pena.

  • AFLOREM e ARELA/SC inauguram centro de atendimento especializado em esclerose múltipla e ELA

    Espaço é destinado para o atendimento de pessoas e familiares que convivem com as doenças. ARELA/SC, Associação Regional de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em Santa Catarina, foi idealizada pela Promotora de Justiça aposentada do MPSC Larissa Mayumi Karazawa Takashima Ouriques, que luta contra a doença desde 2018.

  • GAECO cumpre mandados de busca e apreensão em Balneário Barra do Sul e Joinville

    A operação é a continuidade de procedimento investigatório criminal instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça de Araquari, que realizou a primeira fase da operação no mês de junho.

  • Assaltantes denunciados pelo MPSC são condenados por roubos, receptação de veículo e adulteração de placa no sul do estado

    Os crimes aconteceram no dia 28 de abril deste ano, em Pedras Grandes e Lauro Muller. A ação afetou quatro propriedades rurais, fazendo várias vítimas. Durante os assaltos, os acusados mantiveram as vítimas detidas nas próprias casas as ameaçando e até mesmo amarrando.

  • Denunciado pelo MPSC é condenado a 10 anos de prisão por tentar matar vizinho a tiros em Ponte Serrada

    Réu também foi condenado ao pagamento de R$ 30 mil à vítima, a título de indenização pelos danos sofridos. Crime ocorreu em março deste ano no interior do município.

  • Ministério Público e Município de Guatambu firmam acordo para fiscalizar crescimento patrimonial dos agentes públicos

    Com o TAC, a Administração Municipal implantará, até janeiro de 2023, medidas que possibilitem a fiscalização do crescimento patrimonial pelos servidores públicos para verificar a compatibilidade com os rendimentos. A medida, prevista na Lei de Improbidade Administrativa, tem o objetivo de dificultar o recebimento de propina por servidores públicos.

  • MPSC atua para garantir a ampliação da educação em tempo integral em Santa Catarina

    Além de os municípios estarem longe de cumprir a Meta nacional de 25% de matrículas em ensino de tempo integral, houve uma regressão na oferta, que caiu de 19,25% em 2015 para 15,80% em 2020, com o agravante das vagas concentrarem-se quase que exclusivamente em creche.

  • Questionário da pesquisa de imagem do MPSC está aberto até o fim do mês

    Catarinenses podem participar da pesquisa enviando suas respostas sobre o trabalho da instituição até o dia 28/10.

  • Motorista embriagado que tirou a vida de seis pessoas na SC 301 em São Bento do Sul é condenado

    O acidente causado por Milton Zanghellini Ruckl no ano de 2014, no trecho conhecido como 27 curvas, envolveu 12 pessoas. Seis vítimas morreram no local e uma ficou ferida.

  • MPSC recebe homenagem da Associação Catarinense de Medicina por atuação na pandemia de covid-19

    Nesta sexta-feira (14/10), a ACM homenageou 40 instituições e pessoas que se uniram à entidade médica nos mais de dois anos de enfrentamento da pandemia em todo o estado, com uma placa enaltecendo a "Força Catarinense na Pandemia". O Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, recebeu em nome do MPSC o troféu "Força Catarinense na Pandemia".

  • Denunciado pelo MPSC por chacina em creche de Saudades vai ao Tribunal do Júri

    Julgamento ainda não tem data. Réu foi pronunciado pela prática de cinco homicídios consumados e 14 tentativas. Crime ocorreu em maio de 2021.

  • Homem é condenando por matar vítima com cinco golpes de faca em Rio do Sul

    Ele foi sentenciado a 12 anos de reclusão e o Ministério Público de Santa Catarina recorreu da sentença para aumentar a pena.

  • Após ação do MPSC, Município de Papanduva terá que regularizar situação de servidores efetivos e agentes comissionados que trabalham em desvio de função

    Agentes Públicos do Município de Papanduva vinham há cerca de três anos trabalhando em desvio de função. Entre os desvios, um Auxiliar de Serviços Gerais realizava atividades de Operador de Máquinas Escavadeira Hidráulica e um Diretor de Departamento de Saúde atuava como Atendente de Portaria na Secretaria Municipal de Saúde. Essas irregularidades apontadas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) resultaram na condenação para que o Executivo Municipal regularize a situação com o retorno dos funcionários para seus cargos e atribuições de origem.

  • Combate à violência doméstica: campanha do MPSC "Oi, meu nome é Maria" realiza mais uma ação em escola de Angelina

    Cerca de 140 adolescentes acompanharam palestra da campanha "Oi, meu nome é Maria. Conheça a minha história e transforme o futuro da sociedade" e receberam informações sobre o combate à violência contra as mulheres e questões relacionadas à Lei Maria da Penha, como direitos, garantias e medidas de proteção.

  • CyberGAECO deflagra Operação "CPD" contra pornografia infantil em Santa Catarina

    Foram presos em flagrante quatro homens e cumpridos nove mandados de busca e apreensão em residências nos municípios de Florianópolis, Joinville, São José, Rio do Sul, Timbó, Presidente Getúlio e Correia Pinto

  • Projeto da Corregedoria Nacional apresenta palestras de membros do MP de Santa Catarina com temas afetos à resolutividade

    Objetivo da ação é conhecer e replicar boas práticas desenvolvidas pelo Ministério Público brasileiro

  • Após diligências do MPSC, vítima de crime de estelionato é localizada e presta depoimento direto do Equador

    Audiência virtual ocorreu na Comarca de Chapecó e não houve necessidade de expedição de carta rogatória.

  • Acusado de atropelamento e morte em acostamento de rodovia em Jurerê é condenado a mais de sete anos de prisão

    Sérgio Orlandini Sirotsky foi condenado por um homicídio e duas tentativas de homicídio - todos com dolo eventual - e omissão de socorro. Crimes ocorreram na madrugada do dia 6 de agosto de 2017.

  • Seguradora faz acordo com MPSC e irá ressarcir clientes que foram cobrados por serviço não solicitado

    Além de ressarcir os clientes lesados por descontos indevidos de suas contas bancárias, a Sabemi Seguradora irá indenizar a coletividade em R$ 100 mil, que serão investidos em projetos de interesse da sociedade por meio do FRBL

  • Em Blumenau, homem é condenado por matar a esposa e o sogro

    Ele foi sentenciado por homicídio e porte ilegal de arma.

  • Ministério Público denuncia homem que causou morte no trânsito em Caçador por dirigir alcoolizado e sem habilitação

    O fato aconteceu na semana passada, no bairro Alto Bonito. O homem provocou dois acidentes em um intervalo de poucos minutos. Em um deles, o impacto causou uma morte.

  • Em Chapecó, duas mulheres que mataram casal são condenadas pelo Tribunal do Júri

    Cada uma foi condenada a mais de 30 anos de reclusão, em regime fechado. Uma delas foi sentenciada por ocultação de cadáver. No total, 14 testemunhas foram ouvidas durante os dois dias de sessão. O crime ocorreu em janeiro de 2021, mas os corpos do casal só foram encontrados em maio do mesmo ano.

  • Promotoria de Justiça especializada em crimes de racismo analisa comentários em postagem de rede social feita em Blumenau

    Os comentários preconceituosos teriam sido escritos após uma publicação em que um homem e a enteada vestem trajes típicos germânicos durante desfile no centro da cidade. O caso está com a 40ª Promotoria de Justiça da Capital, que recentemente passou a ter abrangência estadual especializada em crimes dessa natureza.

  • Condenado a mais de 19 anos de reclusão jovem que atropelou duas mulheres causando a morte de uma delas em Navegantes

    Ele dirigia a 95 km/h no acostamento, numa via onde a velocidade máxima permitida é de 40 km/h. Estava sob efeito de álcool e entorpecente quando bateu em outro veículo e atingiu as duas jovens que estavam na praça da Praia Central da cidade.

  • Ação civil pública do MPSC pede indenização pela morte de 25 gatos e um cão em Joinville

    O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) requer a condenação de um homem ao pagamento de indenização pelos danos animais, ambientais e sociais cometidos decorrentes do envenenamento e da morte de 26 animais.

  • Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência é implementado em Xanxerê

    A assinatura ocorreu na quinta-feira (6/10) durante o II Seminário Municipal de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, evento alusivo ao Dia Internacional da Pessoa Idosa.

  • Inquérito civil do MPSC é arquivado após o Município de Florianópolis contratar a elaboração de planos de manejo de Unidades de Conservação

    Procedimento foi aberto pelo Ministério Público em 2017 para apurar a falta de um plano de manejo para a Galheta, e posteriormente ampliado para sete unidades de conservação do Município, que correspondem a 20,56% da área total de Florianópolis. Contrato foi assinado pela Prefeitura em agosto deste ano e tem prazo de 300 dias para conclusão do serviço. A 22ª Promotoria de Justiça da Capital instaurou procedimento administrativo para acompanhar a execução do contrato

  • Inquérito Civil do MPSC vai apurar a estrutura e a execução de medidas socioeducativas em meio aberto a adolescentes em Botuverá

    Na vistoria anual, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) constatou que o Centro de Referência e Assistência Social, que faz o atendimento, precisa se adequar à legislação vigente para executar o programa.

  • Liminar determina que Urussanga zere a fila de espera para vagas em creches

    Inúmeras reclamações sobre a falta de vagas na educação infantil levaram a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca a ingressar com uma ação civil pública para obrigar o Município a disponibilizar vagas em creches a todas as crianças de até quatro anos incompletos que estejam numa fila de espera, sob pena de multa-diária.

  • Tribunal do Júri de Chapecó condena quatro réus que mataram homem com tiros e golpes de facão dentro de igreja

    O Conselho de Sentença acolheu a tese do MPSC e eles foram condenados por homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Crime ocorreu em junho de 2018, no bairro Efapi.

  • Após TAC com o MPSC, Câmara de Vereadores de Planalto Alegre cancela concurso público

    O presidente da Câmara efetuou a contratação da empresa Rhema Concursos Públicos Ltda., mediante procedimento de dispensa de licitação e por valor irrisório. Os inscritos no certame terão os valores referentes à taxa de inscrição devolvidos.

  • Eleições 2022: Nota pública conjunta do MPT-SC, MPSC e MPF assegura rigor na apuração de assédio eleitoral no trabalho

  • Homicídio e ocultação de cadáver resultam na condenação de dois homens em Agrolândia

    O crime ocorreu depois de uma discussão num jantar em família na casa de um dos réus.

  • Denunciado pelo MPSC é condenado a 21 anos de reclusão por matar homem dentro do Presídio Regional de Joinville

    Ele foi sentenciado por homicídio duplamente qualificado por meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Um segundo réu foi absolvido a pedido MPSC. O crime ocorreu em dezembro de 2020.

  • Condenado homem que matou duas pessoas em Joinville ao dirigir embriagado

    O motorista invadiu a pista contrária e bateu numa moto. Com a colisão, os dois ocupantes morreram no local. O fato aconteceu no ano de 2016.

  • Após nova vistoria no Mercado Público de Florianópolis, MPSC dá prazo final para resolução de irregularidades

    30ª Promotoria de Justiça da Capital constatou a persistência de problemas já notados anteriormente e agendou uma nova vistoria no local para o dia 4 de novembro. Caso as irregularidades não estejam sanadas, o Ministério Público recomendará a interdição total do prédio.

  • MPSC divulga a lista de projetos que concorrem ao Prêmio José Daura

    Prêmio reconhecerá as melhores práticas de Promotorias de Justiça catarinense voltadas à atuação resolutiva.

  • Acusado de atropelamento e morte em acostamento de rodovia em Jurerê vai a Júri popular nesta quinta-feira

    Sérgio Orlandini Sirotsky será julgado por um homicídio e duas tentativas de homicídio - todos com dolo eventual - e omissão de socorro. Crimes ocorreram na madrugada do dia 6 de agosto de 2017.

  • Programa Transformação é apresentado em evento da Corregedoria Nacional

    Representantes do MPSC detalham funcionamento do programa Transformação MP, que objetiva estimular e apoiar as Promotorias de Justiça na elaboração e implementação de estratégias que solucionem problemas da realidade local.

  • AVISO DE PAUTA: MPSC vistoria o Mercado Público de Florianópolis nesta terça-feira (11/10)

    Objetivo da inspeção é verificar se o Município cumpriu as recomendações anteriores realizadas pelo Ministério Público.

  • Padrasto é condenado a 31 anos de reclusão em Joinville por estuprar a enteada durante 11 anos

    Segundo a Denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os casos de estupro de vulnerável e estupro aconteceram durante 11 anos. Os abusos iniciaram quando ela tinha nove anos de idade.

  • Em São Miguel do Oeste, homem que matou a companheira a facadas é condenado a 32 anos de prisão

    Réu também deverá pagar indenização por danos morais no valor de R$ 200 mil em favor dos filhos do casal. Crime ocorreu no dia do aniversário da esposa, em maio de 2021.

  • Homem que matou cadeirante a tiros em Bom Retiro é condenado a 18 anos de reclusão

    O crime aconteceu em março de 2020. O réu e a vítima pertenciam a grupos rivais. O Promotor de Justiça Donaldo Reiner atuou na sessão do Júri e obteve a condenação por homicídio duplamente qualificado.

  • MPSC cria Promotoria de Justiça especializada no combate aos crimes de racismo, de ódio e intolerância

    Essa Promotoria de Justiça é mais uma medida da instituição no combate a esses tipos de crimes que vêm crescendo nos últimos anos. O Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, firmou, em 2020, parceria com a Confederação Israelita do Brasil (CONIB) - instituição que tem como pilares o combate à intolerância e ao antissemitismo - e também instituiu na estrutura do MPSC o Núcleo de Enfrentamento a Crimes Raciais e de Intolerância (NECRIM).

  • MPSC recomenda medidas devido à baixa adesão ao calendário vacinal em Imbituba

    A recomendação foi expedida pela 1ª Promotoria de Justiça de Imbituba por conta da baixa procura para imunização de crianças e adolescentes na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.

  • Em Petrolândia, dois homens são condenados por abuso e maus-tratos a animais

    Proprietários de um pet shop recebiam cães e gatos para doação e não lhes forneciam água e comida, o que ocasionou a morte dos animais.

  • Operação Mata Atlântica em Pé: identificados 877 hectares de áreas de desmatamento ilegal em SC

    A operação se encerrou na sexta-feira (30/9), identificou mais de 877 hectares de áreas de desmatamento ilegal em SC e resultou em mais de R$ 4 milhões em multas potenciais para os infratores.

  • MPSC dá posse a 60 novos servidores efetivos

    Servidores foram aprovados no último concurso da instituição e atuarão em todas as regiões do estado.

  • AVISO DE PAUTA: Denunciadas pelo MPSC, duas mulheres acusadas de matar casal e ocultar cadáveres vão à júri na próxima semana em Chapecó

    O crime ocorreu em janeiro de 2021, mas os corpos do casal só foram encontrados em maio do mesmo ano. Durante a sessão do Tribunal do Júri, que está prevista para ocorrer durante dois dias, serão ouvidas 22 testemunhas.

  • Com participação do MPSC, Undime/SC trouxe em webinário orientações aos profissionais de educação sobre o novo ICMS Educacional em Santa Catarina

    Evento foi transmitido ao vivo no canal do Youtube da Undime/SC e ficará gravado para quem quiser assistir. A Lei Estadual n°18.489/2022, que busca trazer maior importância para a qualidade educacional na repartição do ICMS entre os municípios catarinenses, teve participação do MPSC e demais órgãos em sua construção.

  • Acusado de matar criança de dois anos para se vingar da ex-companheira irá a Júri popular a pedido do MPSC

    Justiça se pronunciou reconhecendo a tese do Ministério Público de Santa Catarina e o homem irá ao banco dos réus pelo crime de feminicídio, agravado por ter sido praticado contra uma pessoa menor de 14 anos. A denúncia traz um total de quatro qualificadoras. A data do julgamento ainda não foi marcada.