Post

Nesta quinta-feira (27/10), o Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial homenageou 26 pessoas pelos relevantes serviços prestados às causas da segurança pública em Santa Catarina. O Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do MPSC, Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, recebeu a Medalha de Mérito da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina "Luiz Carlos Schmidt de Carvalho".

"Sou muito grato pela honraria recebida pelo Colegiado Superior de Segurança Pública, que de certa forma simboliza todo o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público catarinense e pelo Centro de Apoio Operacional Criminal, no sentido de desenvolver, de executar e de entregar projetos inéditos no estado, que permitiram a qualificação do serviço essencial de segurança pública, na aproximação entre os membros do Ministério Público e os órgãos de Segurança Pública e, sobretudo, entre esses e a sociedade vitimada pelo crime", destaca Jádel da Silva Júnior.

O Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, também foi agraciado com a homenagem. Ele receberá a medalha de mérito futuramente.

O presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Perito-Geral Giovani Eduardo Adriano, encerrou a cerimônia agradecendo o MPSC. "O Ministério Público de Santa Catarina é um grande parceiro da Polícia Científica, que nos ajudou muito em melhorar o nosso parque tecnológico, e não poderia deixar de homenagear e agradecer pelas andanças feitas no estado no ano passado e neste ano, levando a experiência da Polícia Científica e do Colegiado Superior de Segurança Pública", concluiu.

Medalha de Mérito "Luiz Carlos Schmidt de Carvalho"

A Medalha de Mérito da Segurança Pública de Santa Catarina, instituída pelo Decreto n. 2.420, de 2014, homenageia o então secretário da Segurança Pública, promotor do Ministério Público e professor especialista em Direito de Família Luiz Carlos Schmidt de Carvalho. Aos seis meses no cargo de secretário da Segurança Pública, em 1996, Carvalho saiu em missão, com oficiais da PM, em um helicóptero da corporação, quando a aeronave bateu em um morro na localidade de Morretes, no município de Tijucas, litoral de Santa Catarina, matando todos os ocupantes. Além de Carvalho, morreram o tenente-coronel Dárcio José Maiochi e o segundo-tenente Alan Vargas Guimarães.

Desde 2014, o secretário empresta seu nome à honraria. A condecoração é concedida a pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado relevantes serviços às causas da segurança pública no estado.

Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com o Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do MPSC, Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, que agradece a homenagem.

Carregar arquivo do áudio aqui!