Post

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), presidido pelo Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, empossou o Promotor de Justiça Substituto Caio Rothsahl Botelho.

A posse ocorreu em uma sessão solene no final da tarde desta sexta-feira, 11, no Auditório do MPSC em Florianópolis e pôde ser acompanhada por videoconferência pelo aplicativo Teams e pelo canal da instituição no YouTube.

Caio Rothsahl Botelho é natural de Florianópolis e se formou em Direito pela faculdade Cesusc em 2008. Desde novembro de 2019 atuava como Promotor de Justiça no estado de Minas Gerais. Botelho foi aprovado no 41º Concurso do MPSC.

Post

A solenidade

A leitura do termo de posse foi realizada pela Secretária-Geral do MPSC, Ariadne Clarissa Klein Sartori. Em seguida, o novo Promotor de Justiça fez o juramento, assinou o termo de posse e recebeu a carteira funcional das mãos do Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin.

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Fábio de Souza Trajano, deu as boas-vindas a Caio e falou sobre o momento especial que é a chegada de um novo membro ao MPSC. "Na alma daquele que chega, o compreensível júbilo pela conquista tão desejada se mistura com a expectativa diante dos novos desafios que - ele bem sabe - o aguardam, logo ali, assim que assumir as atribuições de uma Promotoria de Justiça. Por sua vez, os colegas mais antigos, ao mesmo tempo que acolhem generosamente o recém-chegado e lhe proveem um pouco daquela sensação de segurança que somente se extrai do pertencimento por já ser integrante da família ministerial, anseiam por sua ajuda, por sua capacidade jurídica, por seu companheirismo, por sua força de trabalho, por sua juventude, por seu dinamismo e por sua inquietude diante das mazelas sociais e pelo que o Ministério Público pode fazer para diminuí-las".

Trajano completou fala afirmando que lidar com as expectativas e fazer jus à confiança depositada são apenas dois dos muitos desafios que se põem à frente de todo novo Promotor de Justiça. "Mas acredito que o novo Promotor de Justiça poderá encontrar um guia seguro, disponível para orientá-lo na lida diária do ofício ministerial, naqueles valores que animam nossa instituição: ética, efetividade, independência, justiça e transparência".

O Subprocurador destacou, ainda, que o Ministério Público de hoje foi forjado pelo trabalho incansável de Promotores e Procuradores de Justiça de outras gerações. "A Promotoria era o Promotor e uma máquina de escrever. Um dos Promotores de Justiça que contribuíram com o crescimento do Ministério Público e o seu reconhecimento social foi o Dr. Átilla Antônio Rothsahl, que dedicou mais de 29 anos de sua vida à nossa instituição. Pessoa extremamente afável, atenciosa, de fala mansa, preocupado em fazer o bem e carismático, deixou um legado de muitas amizades e realizações. Deixa o Dr. Átilla mais um grande legado, que foi a inspiração para que o seu neto, Caio Rothsahl Botelho, trilhasse a mesma carreira do avô. Uma homenagem muito especial ao Dr. Átilla, que está vibrando de felicidade e orgulho no plano em que se encontra atualmente".

Fábio Trajano finalizou suas boas-vindas desejando felicidades ao novo integrante. "Esteja certo de que contará com o apoio desse Colegiado e de todos os demais membros do Ministério Público para travar o bom combate em prol dos interesses da sociedade catarinense. Seja feliz. Aproveite, a cada dia, a oportunidade de ser um agente de mudança social e promoção da justiça", disse.

O Presidente da Associação Catarinense Ministério Público, Promotor de Justiça Marcelo Gomes Silva, também parabenizou o novo Promotor de Justiça, destacando que fazer parte desta instituição é uma dádiva. "Uma profissão linda em sua essência, pela simples possibilidade de mudar as vidas de pessoas sofridas todos os dias, com o nosso trabalho", falou e lembrou da responsabilidade da função agora assumida pelo empossado. "A cada manhã que acordamos temos a capacidade de defender crianças, idosos, mulheres vítimas de violência doméstica e as vítimas em geral, o direito à saúde, ao meio ambiente, a proteção ao consumidor... defender a sociedade contra toda espécie de crime e ofensa. Isto dá uma dimensão da nossa responsabilidade, mas também da nossa capacidade de realização profissional, de satisfação, de sensação do dever cumprido ao final de mais um dia de trabalho".

O PGJ, Fernando da Silva Comin, também deu as boas-vindas ao novo membro. "Este é momento em que toda a instituição se prepara para acolher mais um dos seus filhos, e é muito gratificante para quem acompanha a trajetória de esforço e sacrifício pessoal de um colega poder acompanhar e testemunhar esse momento, que é o ápice da realização de um sonho".

Comin também destacou a importância da carreira do Ministério Público, ao anunciar que o empossado será direcionado para uma comarca no Sul do estado. "A nossa carreira foi pensada de maneira sábia. A construção do Ministério Público depende da ideia da carreira. Vamos aprendendo em cada etapa e, conforme vamos amadurecendo, vamos nos tornando Promotores e Promotoras de Justiça mais hábeis na percepção e sensibilidade do que precisa o nosso povo local e nossa sociedade catarinense. Não existem atalhos para a carreira do MPSC, e você inicia de uma maneira privilegiada porque já traz consigo a experiência de três anos como Promotor de Justiça em Minas Gerais", disse.

O PGJ finalizou desejando sucesso ao novo Promotor de Justiça em sua trajetória. "Espero que seja feliz aqui e deixe uma marca tão linda quanto deixou seu avô. Conte sempre conosco", disse ao encerrar a sessão solene.