Post

Em uma reunião ocorrida nesta segunda-feira (13/6), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Confederação Israelita do Brasil (CONIB) definiram a realização de um seminário conjunto sobre antissemitismo. Proposto pelo MPSC, o evento ocorrerá em Florianópolis, com data a ser definida.

O assunto foi discutido em uma conversa ocorrida entre o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, e o Procurador de Justiça do MPSC, Gilberto Callado de Oliveira, que foi até a sede da confederação, em São Paulo, propor a realização do seminário. O convite foi aceito pelo presidente da CONIB, que destacou com preocupação o número de movimentos antissemitas e de núcleos que vêm utilizando as redes sociais para disseminar ódio.

¿O Ministério Público catarinense tem sido exemplo eloquente do combate ao antissemitismo. Precisamos eliminar de uma vez por toda essa  enfermidade ideológica, através dos métodos da educação e da repressão. Contamos, para tanto, com a atuação dos nossos valorosos Promotores de Justiça¿, comentou Callado.

A parceria entre MPSC e CONIB

A CONIB é órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira. Desde 2020, o MPSC e a CONIB possuem uma parceria por meio de um termo de cooperação para promover o intercâmbio de informações e a mobilização de parceiros para articular ações que visem proteger e garantir os direitos de igualdade e não discriminação. O acordo foi o primeiro passo institucional na promoção de ações concretas de combate ao discurso de ódio e a qualquer forma de intolerância.

Depois desta parceria, o MPSC instituiu também o NECRIM (Núcleo de Enfrentamento a Crimes Raciais e de Intolerância). O NECRIM dá suporte técnico e operacional às Promotorias de Justiça que apuram casos de crimes de intolerância, crimes de ódio ou ameaças motivadas por questões de raça, gênero, ideologia e religião.