Um jovem acusado de fazer apologia ao nazismo e disseminar discurso de ódio contra negros e judeus na internet foi preso preventivamente, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), na manhã desta sexta-feira (17/3), em Porto Belo. O pedido da prisão preventiva foi deferido pela Justiça ao receber a ação penal apresentada pela 40ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital contra o investigado pela suposta prática do crime de racismo.

De acordo com o Promotor de Justiça Rodrigo Millen Carlin, a investigação da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da DEIC, apontou a prática de crimes raciais e de apologia ao nazismo praticados pelo jovem, bem como a sua inclinação ao extremismo.

Segundo os autos, mesmo após busca e apreensão realizada no curso da investigação policial em sua residência, em agosto de 2022, o jovem, de 19 anos, continuou realizando postagem nas redes sociais com teor nazista, em flagrante afronta e menosprezo às leis.

No notebook do rapaz, apreendido ano passado, há inclusive uma imagem em que o denunciado aparece vestindo uma máscara de caveira, acessório conhecido por ter sido utilizado por indivíduos ao praticarem massacres em escolas, e material demonstrando especial interesse por "ataques terroristas de lobo solitário".

"Há nos autos demonstração de condutas extremistas por parte do denunciado, o qual possui fascínio pelo nazismo, sendo certo que, solto, colocará em risco a ordem pública, já que encontrará os mesmos estímulos relacionados às infrações cometidas. É inegável, portanto, a   periculosidade   do denunciado, sendo imprescindível a decretação de sua prisão preventiva", considerou o Promotor de Justiça.

Além da prisão preventiva do acusado, o Juízo da 2ª Vara da Comarca de Porto Belo deferiu o pedido da Polícia Civil, com manifestação favorável do Ministério Público, para interdição dos perfis do jovem, nas redes sociais.