Post

Na manhã desta quinta-feira (29/06), o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco), com apoio do Grupo Regional do GAECO de Chapecó e do GAECO do Estado da Bahia, deu cumprimento a duas ordens judiciais de busca e apreensão expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Xanxerê, concedidas após requerimento da 40ª Promotoria de Justiça da Capital.

A operação "Sine Odio" visou apreender instrumentos eletrônicos e materiais relacionados a possíveis ameaças, realizadas em ambiente virtual, de possível ataque armado a templo religioso, bem como à propagação de ideais neonazistas. 

A investigação apurou a possível existência de comunicação entre dois adultos e um adolescente residentes em três estados da Federação (SC, BA e PR), que demonstravam a intenção de cometer atos de violência. Com base nas informações recebidas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi possível proceder à identificação e à localização dos autores, bem como a busca por outras evidências relacionadas aos graves fatos orquestrados pelos investigados.  

Durante o cumprimento das buscas foram encontrados, nas residências dos alvos, diversos objetos veiculados em suas redes sociais que fazem apologia ao Nazismo, como inscrições de suásticas e do grupo paramilitar alemão "SS", imagens do líder nazista, Adolf Hitler, e artigos e vestimentas paramilitares. 

Um terceiro envolvido do grupo criminoso, residente no Paraná, já havia sido alvo de cumprimento de busca e apreensão pela Polícia Civil daquele Estado, sendo encontrado na sua residência significativa quantidade de armas de fogo (um rifle, uma pistola, um revólver e uma espingarda calibre .12), fato este que corrobora o possível desígnio destes jovens para o cometimento de ataque a templo religioso do Estado de Santa Catarina.  

Desde o triste episódio ocorrido na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no dia 5 de abril de 2023, quando quatro crianças foram vítimas de homicídio, o CyberGAECO vem monitorando redes e interagindo com outras instituições governamentais como, neste caso, o Laboratório de Operações e Inteligência da SENASP/MJSP, para identificar indivíduos que estejam planejando cometer atos de violência em massa. 
 

Operação "Sine Odio" 
Sine Odio é uma palavra em Latim que significa "sem ódio", objetivo da atuação preventiva do CyberGAECO no ambiente virtual. 
 
GAECO 
O GAECO é uma força-tarefa formada pelo Ministério Público, pelas Polícias Civil, Militar, Penal e Rodoviária Federal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar. 
 
CyberGAECO 

O CyberGAECO é uma força-tarefa composta por integrantes do Ministério Público, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros Militares, que tem como objetivo identificar, buscar prevenir e reprimir delitos praticados em ambiente¿virtual.