O Ministério Público de Santa Catarina, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Porto União e Ministério Público do Paraná, por meio da 4ªPromotoria de Justiça de União da Vitória, com apoio dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) dos dois Estados, cumpriram, nesta segunda-feira (22/1), 14 mandados de busca e apreensão relativos a investigação de possível fraude na coleta, pesagem e destinação de lixo orgânico e materiais recicláveis nas cidades de Porto União e União da Vitória.

Os mandados foram requeridos pelo Ministério Público, sendo expedidos tanto pela Vara Criminal de Porto União quanto pela 1ª Vara Criminal de União da Vitória, e cumpridos em diversos locais, entre eles a sede da empresa que presta o serviço de coleta e destinação do lixo nos municípios e nas prefeituras das duas cidades.

Os próximos passos da apuração passam pela análise dos documentos e do conteúdo dos eletrônicos apreendidos (celulares, notebooks, tablet e HD's externos) e oitiva de testemunhas e investigados. As investigações tiveram início em outubro de 2017 e tramitam sob segredo de justiça.