Post

Na manhã desta sexta-feira, 26/01, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a operação "Limpeza Urbana", que visa desarticular condutas ilícitas ocorridas no âmbito da Administração Pública em município catarinense.  

A investigação, realizada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina, pelo GAECO e pelo Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), apura os crimes de associação criminosa, corrupção passiva e concussão, orquestrados e supostamente praticados por agentes políticos e particulares em município do Vale do Contestado.  

As investigações apuram a notícia de que pessoas interessadas em prestar serviço de limpeza urbana no município eram direcionadas pelos agentes públicos investigados para que contratassem escritórios de contabilidade previamente determinados, impondo-se a contrapartida ilícita de pagamento de 10% dos valores que eles percebiam do município, pagos a título de vantagem indevida mensal. Tal conduta faria com que parte do dinheiro pago pelo município aos contratados para limpar a cidade voltasse para os próprios agentes púbicos investigados, ocasionando enriquecimento ilícito, que se aproxima do valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). 

A operação conta com a participação de cinco Promotores de Justiça, 20 policiais e 10 viaturas, e tem o apoio da Polícia Científica

Após o cumprimento dos mandados, os presos serão apresentados para a realização de audiência de custódia.  

A investigação segue em sigilo.  

GAECO E GEAC 

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.  

O GEAC é um grupo de membros do Ministério Público de Santa Catarina que atua em investigações e ação judiciais de combate à corrupção, cujos fatos revelem maior gravidade ou complexidade.