Na manhã desta quinta-feira (3/8), o GAECO deflagrou a ¿Operação Impudens¿ para o cumprimento de mandados de busca e apreensão em cidade da região Oeste. A operação visa dar cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Chapecó. 

Os fatos são apurados em procedimento investigatório criminal (PIC) instaurado na 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó-SC, com a finalidade de apurar a ocorrência de possíveis crimes de corrupção ativa e de fraude em licitação envolvendo pessoas ligadas a empresas de construção civil. 

O nome ¿Impudens¿ foi escolhido em alusão à forma que um empresário abordou um dos responsáveis pelos processos licitatórios de um município da região oeste, com o intuito de oferecer vantagem indevida para beneficiar sua empresa no certame licitatório. ¿Impudens¿ é uma expressão em latim que remete ao termo desfaçatez, representando a conduta praticada pelos investigados. 

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas. 

A investigação tramita em sigilo.