Post

Acontece nesta sexta-feira (9/8) a primeira Reunião Plenária do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT) em Chapecó. A intenção é ampliar a conscientização e o debate sobre o uso e os efeitos dos agrotóxicos e transgênicos, sobretudo na região Oeste, que é o centro da produção agrícola de Santa Catarina.

A presença de agrotóxicos nos alimentos e na água será um dos temas debatidos no evento, por meio de um painel com o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO), Promotor de Justiça Eduardo Paladino, e com a Doutora em Geografia e Professora na Universidade de São Paulo (USP) Larissa Mies Bombardi. Autora de um dos principais trabalhos brasileiros recentes na área, o Atlas "Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia" (2017), Larissa enfatizará as diferenças entre o uso das substâncias nessas duas regiões.

Além disso, serão discutidos os efeitos que os transgênicos e agrotóxicos provocam na saúde, tanto de quem os consome quanto dos trabalhadores ou moradores de entorno de áreas agrícolas. Para falar sobre a temática, estará presente o Vice-Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antônio Inácio Andrioli, que foi premiado pela maior organização ambiental da Alemanha por suas pesquisas em prol de uma agricultura livre de transgênicos. O engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Leonardo Melgarejo e o pesquisador em agrobiodiversidade e doutorando em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ) Gabriel Bianconi Fernandes também contribuirão com a discussão.

Organizado pelo CCO e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPSC, o evento ocorrerá no Campus Chapecó da UFFS, das 8h30 às 18h30. 

serviço

O quê? Reunião plenária do FCCIAT

Quando? 9 de agosto, das 8h30 às 18h30

Onde? Auditório Bloco A da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

Fonte: Promotor de Justiça Eduardo Paladino