foto dDA RUA, COM UMA CASA DE MADEIRA DO LADO DIREITO E A OBRA DE UM PRÉDIO DO LADO ESQUERDO

MPSC garante na Justiça que Município regularize área urbana ocupada irregularmente

A Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ingressou com uma Ação Civil Pública solicitando que o Município de Bombinhas promova a regularização da área urbana ocupada irregularmente. A Justiça acolheu integralmente o pedido da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Porto Belo e fixou o prazo de 360 dias para que a Prefeitura inicie todas as etapas do processo, conforme prevê a Lei Federal nº 13.465/2017. O descumprimento implicará em multa diária. O núcleo urbano localizado nas Servidões Silva e Pires abriga cerca de 70 famílias em moradias já consolidadas, embora sem reconhecimento oficial. A área apresenta características típicas de urbanização informal: ligações precárias de água e energia e ausência de reconhecimento formal da malha viária.

O serviço é prestado sem a realização de procedimento licitatório. A 2ª Promotoria de Justiça de Laguna requer que o Município promova, a regularização do serviço, seja por meio de prestação direta ou mediante contratação de empresa privada, precedida de processo administrativo.

Homem é denunciado pelo MPSC por tentativas de homicídio em academia

Imagens das câmeras de segurança registraram os momentos de tensão vividos pelos clientes da academia, tentando se proteger dos tiros disparados contra um instrutor e um cliente, ferindo um deles na perna. O acusado só foi parado após ser atingido por um tiro disparado por um policial que frequentava a academia.

imagem meramente ilustrativa

Formação destaca a construção de círculos virtuosos como caminho para fortalecer a ética, a cidadania e a transformação social. 


Post
Denúncias Eleitorais
Post

DenÚncias / Ouvidoria

PostComo formalizar uma denúncia ao MPSC  e acompanhar seu processo.

Consultar processos

Post Informações sobre processos extrajudiciais e judiciais.

Peticionamento externo

PostEnvio de documentos (petições iniciais e intermediárias) para as Promotorias de Justiça.

Encontre uma Promotoria de Justiça

Utilize os campos abaixo para encontrar uma Promotoria de Justiça

limpar filtros
BUSCAR


Áreas de atuação do Ministério Público

O Ministério Público de Santa Catarina defende os interesses da sociedade nos casos que envolvam órgãos, bens, serviços, verbas, áreas ou interesses do Estado de Santa Catarina. A instituição deve atuar em 16 áreas distintas. Saiba quais são e entenda cada uma delas:

Programas

Os programas do MPSC têm como objetivo debater e resolver questões que impactam diretamente na vida dos cidadãos. Atualmente, o MPSC trabalha com 26 programas em todas as áreas de atuação da instituição. Conduzidos exclusivamente pelo MPSC ou em parceria com outras instituições, os programas devem ter sempre uma base legal e atender aos anseios da população.

Mãos de idosos

Protocolo PISC

Prato de salada

Alimento sem Risco

Imagem de crianças em sala de aula

APOIA

Moedas e planilha

Combate à Sonegação


Campanhas

As campanhas promovidas ou apoiadas pelo Ministério Público de Santa Catarina têm como objetivo conscientizar o público sobre determinados temas. Atualmente, o MPSC trabalha com 16 campanhas em todas as suas áreas de atuação. As campanhas são divulgadas aos cidadãos e também a outros órgãos públicos ou entidades parceiras.


Ainda não achou o que procura?

Olá. Você já navegou pelo site e ainda não encontrou o que procura?
Visite, então, nossas páginas de perguntas frequentes e o nosso glossário. Talvez, aqui você consiga esclarecer suas dúvidas.

Perguntas Frequentes

Qual é o papel do Ministério Público no sistema de Justiça?
Em que situações deve atuar um Promotor de Justiça e não um advogado? ...

Glossário

Acórdão, agravo, apelação, comarca, contestação, crime doloso, crime culposo, custos legis, efeito devolutivo, queixa-crime, transação penal, tutela antecipada, mérito, liminar ...

Ajuda