'Eu achei muito bom, porque nunca ouvi falar sobre o Ministério Público. E eu gostei porque também não sabia muito sobre o bullying, e agora que eu sei, eu sei que não devo praticar bullying com meus amigos e também que devo ser um aluno bom". Esse é o depoimento de Jhonder Alejandro Hernandes Medina, que tem 13 anos, venezuelano e estudante da Escola Municipal Lira Camila Petri, em Seara. Ele faz parte do grupo de 67 alunos, de 11 e 13 anos, que recebeu, na última sexta-feira (27/9), a palestra do Cultivando Atitudes, projeto do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
O Promotor de Justiça Rafael Baltazar Gomes dos Santos explica que os estudantes receberam o conteúdo da palestra com muita atenção. "O programa Cultivando Atitudes tem o objetivo de aproximar o Ministério Público da comunidade escolar. Durante a atividade, conversamos sobre o que é o Ministério Público, a função do Promotor de Justiça, os direitos cuja tutela incumbe ao MPSC, como a proteção do meio ambiente. Também falamos sobre bullying, sobre violência verbal, física, e respeito aos estrangeiros, dentre outros temas", ressalta.
Para Jandrei José Maciel, especialista em Educação e orientador pedagógico da Escola Municipal Lira Camila Petri, a atividade foi importante para debater uma realidade do município: a presença de um número significativo de estrangeiros. Conforme dados do Centro de Atendimento ao Imigrante (CAI), em Seara, estão cadastradas mais de 2,7 mil pessoas de outras nacionalidades. A população do município, de acordo com o censo de 2022, é de 18.620 habitantes.