Antes mesmo da instalação de sua sede física, o Núcleo de Atendimento às Vítimas - Sul, com base em Criciúma, já realizou encontros institucionais e celebrou parcerias para prover, desde logo, apoio jurídico, psicológico e social às pessoas atingidas por delitos na região.
Apenas neste mês de fevereiro, o Ministério Público de Santa Catarina encaminhou ações conjuntas com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Instituto Teológico de Educação Cristã (ITEC) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), tendo celebrado com estas duas últimas protocolo para implementação de políticas públicas.
O NAVIT atuará na proteção dos direitos das vítimas de crimes, garantindo apoio humanizado, informação, orientação jurídica, proteção, acesso à Justiça e encaminhamento para atendimento psicossocial e de saúde. Em Criciúma, a coordenação ficará a cargo do Promotor de Justiça Samuel Dal Farra Naspolini. "Lançamos a ideia da união de esforços para atendimento às vítimas e encontramos um terreno fértil em nossa região. Agradecemos muito às entidades parceiras - as quais outras se juntarão em breve - que atestam assim sua responsabilidade social e seu compromisso com a comunidade", pontuou.
UNESC: apoio às vítimas e ações de Extensão Universitária
As vítimas encaminhadas pelo MPSC terão a oportunidade de contar com todos os serviços de extensão oferecidos pela UNESC, inclusive apoio psicológico e os oferecidos nas clínicas de saúde. As mulheres e seus familiares poderão contar com serviços como apoio e aconselhamento jurídico, acompanhamento psicológico individual ou em grupos de apoio, acesso a todos os serviços de saúde, capacitação profissional, dentre outros.