Após requerimento do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), um motorista que estaria embriagado e causou um acidente de trânsito com morte na noite do último domingo (12/11) em Chapecó teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. O pedido foi deferido pela Justiça durante a audiência de custódia, na segunda-feira (13/11). O acidente foi registrado na rodovia Balseiros do Rio Uruguai, entre os municípios de Guatambu e Chapecó.  

Conforme uma testemunha ouvida na audiência, o veículo conduzido pelo investigado, um homem de 63 anos, estava transitando em zigue-zague na rodovia quando invadiu a contramão e bateu na motocicleta em que uma jovem de 22 anos estava. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.  

Antes do acidente fatal, o homem teria se envolvido em outro acidente de trânsito no município de Guatambu. Ele bateu em um carro estacionado em frente a uma residência. Após a colisão, ele teria dito à proprietária do veículo que se responsabilizaria pelo dano, porém, diante do aparente estado de embriaguez, ela teria alertado para que ele não dirigisse novamente. Entretanto, ele seguiu em direção a Chapecó. 

O policial militar que atendeu a ocorrência relatou na audiência que o homem apresentava sinais de embriaguez, como fala arrastada, vermelhidão nos olhos, incapacidade de permanecer de pé e forte odor de álcool. Além disso, no veículo teria sido encontrada uma garrafa de cachaça.  

Ao acolher o pedido de prisão preventiva requerido pelo MPSC, o Juízo ponderou que "tais circunstâncias revelam a gravidade concreta do fato, o total desprezo para com a vida alheia, a justificar a necessidade da sua segregação cautelar". 

Ainda, na audiência, o MPSC requereu que a homologação da prisão em flagrante ocorresse sob a ótica da prática do crime de homicídio com dolo eventual - em que o autor assume o risco de causar a morte.