Post

No dia 17 de julho, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) assumiu a coordenação da InovaGovSC, uma rede colaborativa de inovação do setor público catarinense que tem como objetivo promover o compartilhamento de informações entre laboratórios de inovação, considerando que os desafios enfrentados tendem a ser comuns entre os órgãos públicos do estado.  

O MPSC ficará à frente da InovaGovSC por um ano, até julho de 2026. Quem representará o Ministério Público é o Técnico do MP Pablo Benítez, integrante da Gerência de Transformação Digital. Nesse período, o servidor assumirá a representação institucional da rede de inovação, planejará e organizará reuniões, além de atuar na elaboração de relatórios. A coordenação da rede é rotativa. Cada instituição assume a responsabilidade pelo período de um ano. 

Para Pablo Benítez, estar à frente da InovaGovSC é uma grande responsabilidade e uma oportunidade de fortalecer a colaboração entre os órgãos públicos. "Trocar informações entre os órgãos é algo que Santa Catarina faz muito bem", afirma o servidor do MPSC. 

Lançada em julho de 2021, a InovaGovSC surgiu a partir de um acordo de cooperação técnica assinado pelo MPSC, pelo Tribunal de Contas do Estado, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, pelo Tribunal de Justiça do Estado e pelo Poder Executivo. Os representantes das cinco instituições públicas têm se reunido, de forma ininterrupta, duas vezes por mês, além de participarem de inúmeros eventos, ministrarem palestras, oferecerem cursos e receberem visitas de órgãos de outros estados brasileiros. 

A InovaGovSC 

A InovaGovSC tem como propósito fortalecer, ampliar e aprimorar a cooperação técnica entre os órgãos participantes. O objetivo é fomentar a execução de projetos e a adoção de práticas inovadoras no âmbito governamental, de forma a garantir maior eficiência à gestão pública e à prestação de serviço à sociedade catarinense.