Post

Aproximar o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) da sociedade, por meio de atividades culturais, estreitando os relacionamentos e promovendo a cultura em Xanxerê, é o objetivo do projeto MP Cultural. O protocolo de implementação do programa foi assinado na manhã desta sexta-feira (4/8) na Câmara de Vereadores do município. 

Durante o evento, o Promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise relatou que o projeto é conduzido pelas 2ª e 4ª Promotorias de Justiças da comarca e ressaltou a participação órgãos públicos e privados da cidade na concretização do MP Cultural. "O MP Cultural acaba de nascer em Xanxerê e tem como missão aproximar o Ministério Público da sociedade. Nós iremos realizar, a partir deste protocolo de intenções de políticas públicas assinado por diversas entidades públicas e privadas, vários projetos e ações no âmbito cultural. Nós sabemos que esse projeto é inovador e que está trazendo um momento histórico para nossa cidade", disse.  

Já o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, agradeceu a parceria com o Ministério Público para promoção da cultura em Xanxerê. "Nós agradecemos ao MPSC por mais esse projeto lançado. Ele é muito importante e, com certeza, vai trazer mais inclusão social e beneficiar muitas pessoas, que por vezes são deixadas de lado. Temos convicção de que esse projeto trará bons frutos para Xanxerê", destacou.  

Post

Rogerio de Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, enfatizou a importância do projeto para os cidadãos xanxerenses. "Com certeza, esse projeto é de grande relevância para educação, cultura, lazer e aproximação da comunidade, principalmente porque estamos unindo forças em prol do bem-estar dos munícipes", salientou. 

Entidades 

O MP Cultural foi assinado pelo Município de Xanxerê, pela Câmara de Vereadores, pela Coordenadoria Regional de Educação de Xanxerê (CRE), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), pelo Serviço Social do Comércio (SESC), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comercial (SENAC), pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), pela Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), pelo Instituto Federal de Santa Catarina, pela Polícia Militar de Santa Catarina, pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e pela Distribuidora Catarinense de Energia Elétrica (DCELT).  

Ao assinarem o protocolo, as entidades se comprometeram em universalizar o acesso à cultura, contribuir para a construção da cidadania cultural e reconhecer, proteger, valorizar e promover a diversidade das expressões culturais presentes no município. Ainda, comprometeram-se em buscar desenvolver parcerias e complementarizar as ações voltadas ao campo da cultura, estabelecendo uma relação estratégica com as demais políticas públicas, em especial com as de educação, comunicação social, meio ambiente, turismo, ciência e tecnologia, esporte, lazer, saúde e segurança pública. 

Eventos 

Por meio do MP Cultural serão realizados três eventos em 2023: Semana Literária, Festival de Teatro e Festival de Dança. A Semana Literária está prevista para ocorrer entre os dias 21 e 25 de agosto, em que será realizada uma ação interna nas escolas chamada de "livro surpresa"; palestras com escritores; e concurso literário que contemplará os alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, com premiação para os três melhores textos.  

Já o Festival de Teatro ocorrerá entre os dias 17 e 21 de outubro. O Município lançará edital para inscrição de grupos teatrais. Será realizado um teatro itinerante que passará pelo Colégio Costa e Silva, Centro Comunitário da Igreja Matriz, Clube Xanxerense e Praça Tiradentes.  

Por fim, o Festival de Dança será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, momento em que serão promovidos workshops de dança de diferentes modalidades. O município deverá lançar edital para inscrição de grupos de dança.  

Programa Transformação MP 

O projeto MP Cultural faz parte do programa Transformação MP, do MPSC, que estimula e apoia iniciativas das Promotorias de Justiça que objetivam ajudar a solucionar problemas que afetam a realidade local, com possibilidade de as ações serem replicadas por outras Promotorias que tenham os mesmos problemas. 

Rádio MPSC

Ouça o Promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise.

MP Cultural: Projeto do MPSC envolve entidades e incentiva a cultura em Xanxerê