GAECO catarinense cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do Paraná
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta segunda-feira (26), em Itapema, em apoio ao GAECO do Paraná, no combate ao crime organizado.
Na manhã desta segunda-feira (26/05), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Santa Catarina cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, em apoio ao Ministério Público do Paraná. Também foram expedidos dois mandados de prisão temporária, mas os alvos ainda não foram localizados.
A Operação Ruína cumpre 66 mandados de busca e apreensão, 52 mandados de busca pessoal e 16 mandados de prisão temporária nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com o objetivo de coibir os crimes de tráfico de drogas e lavagem de capitais. Um dos investigados foi identificado como líder de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas. Ele negociava diretamente a venda dos entorpecentes e indicava contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas para o recebimento dos valores. Sua esposa também possui atuação destacada na organização, sendo que ambos ostentam um padrão de vida elevado no litoral catarinense, sem atividade lícita correspondente.
O GAECO catarinense realizou a apreensão de eletrônicos e documentos, conforme determinado pelo magistrado, com o intuito de obter elementos de prova para a continuidade das investigações, apoiando o Ministério Público do Paraná.
Além do GAECO de Santa Catarina e do GAECO do Paraná, a operação contou com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (BOPE), garantindo a segurança de todos os envolvidos e, posteriormente, a preservação da cadeia de custódia das evidências arrecadadas de interesse investigativo.
A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
OPERAÇÃO RUÍNA
A Operação Ruína investiga a prática dos crimes de tráfico de drogas e lavagem de capitais por um grupo que, supostamente, teria vínculos com facção criminosa atuante em 22 municípios.
GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. Tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.