A maior parte dos furtos registrados em Fraiburgo está relacionada ao consumo de drogas ilícitas, e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vem tomando providências para coibir a prática. Nos últimos dias, a Promotoria de Justiça que atua na área criminal obteve a prisão preventiva de um homem flagrado vendendo maconha na praça da Prefeitura e denunciou dois suspeitos de furtarem objetos em empresas para trocar por entorpecentes.

"Oferecemos denúncias com base em evidências sólidas coletadas pelos órgãos competentes, e nosso objetivo é que os autores desses crimes recebam punições proporcionais às práticas, de acordo com o ordenamento jurídico", diz a Promotora de Justiça Andréia Tonin. 

Um dos denunciados teria cometido dois furtos em um intervalo de apenas três dias, respectivamente, em uma loja de acessórios automotivos e em um comércio de frutas. Nesse contexto, ele teria subtraído dois autofalantes, R$ 300 em espécie, garrafas de vinho, chicletes e uma máquina de cartão de crédito.

O outro teria invadido um estabelecimento comercial no Centro durante a madrugada e furtado maços de cigarro, isqueiros, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, alimentos e brinquedos. Os proprietários estimam um prejuízo de R$ 7,4 mil.

Ambos teriam cometido arrombamentos para praticar os furtos, o que pode aumentar o tempo de pena em caso de condenação, conforme prevê Código Penal Brasileiro (artigo 155, parágrafo 4, inciso I).

Já o homem flagrado pela Polícia vendendo maconha teve a prisão convertida para preventiva na audiência de custódia, a pedido do MPSC, sob o argumento de que representa uma ameaça à ordem pública. Ele deve ser denunciado por tráfico de drogas.