Post

"Precisamos compartilhar o que não deu certo para que, a partir dessas experiências, possamos pensar melhor nos nossos projetos". Foi assim que o Membro Auxiliar da Comissão Integrada do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Guilherme André Pacheco Zattar, iniciou a "Fábrica de fracassos", evento que antecede a abertura do Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público e da 7ª Mostra de Inovação e Tecnologia do CNMP. O pré-evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (31/5), no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.  

A iniciativa inédita, promovida pelo CNMP, reuniu uma série de experiências de projetos que não tiveram êxito e foram compartilhados de forma anônima. Zattar destacou que o objetivo do compartilhamento foi "olhar para o erro e aprender com ele e, assim, tentar não repetir, afinal sempre falamos do que dá certo e evitamos contar sobre os problemas".  

A Assessora da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Luciana Freitas, explicou que sempre há oportunidades para os Ministérios Públicos compartilharem os casos de sucesso, "mas, por trás desses sucessos, existiram os fracassos, e a gente nunca falou deles". 

Post

Ela também enfatizou a importância dos relatos de ocorrências que não prosperaram. "O fracasso ensina mais que o sucesso. Ele traz a reflexão para que a gente possa usá-lo como um aprendizado, para saber como fazer melhor e qual caminho não seguir", disse.  

Esta é a primeira atividade do Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, que inicia sua programação oficialmente às 18 horas. A programação segue com a 7ª Mostra de Inovação e Tecnologia do CNMP nesta quinta-feira (1º/6). O encerramento acontece na sexta-feira (2/6), com a participação de Murilo Gun e Leandro Mattos em um podcast ao vivo com perguntas sobre inovação, gestão de mudança, criatividade e tecnologia. 

Para saber mais da programação do evento, clique aqui.  

Veja mais fotos do evento neste link.