No próximo sábado (16/8), das 9h às 16h30, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sediará o 3° Seminário "Precisamos falar sobre ELA", que reúne especialistas para discutir a esclerose lateral amiotrófica (ELA). O evento é promovido pela Associação Regional de Esclerose Lateral Amiotrófica de Santa Catarina (ARELA/SC), com apoio da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPSC. 

O encontro, que será realizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, é aberto a estudantes, profissionais de saúde, pessoas com ELA, familiares e cuidadores. Para participar, basta realizar a inscrição prévia no local do evento. O seminário contará com palestras de especialistas e de profissionais envolvidos na rede de apoio ao paciente.                                                       

Com o propósito de contribuir com o aprimoramento da atenção dada às pessoas com doenças raras em Santa Catarina, o MPSC participa de um grupo de trabalho com a ARELA/SC, a Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina, a Associação Florianópolis e Região de Esclerose Múltipla e a Associação Catarinense de Doenças Raras.        

A Promotora de Justiça aposentada do MPSC Larissa Mayumi Karazawa Takashima Ouriques é a idealizadora da ARELA/SC. Larissa foi diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica em 2018 e se aposentou de forma precoce ao descobrir a doença.  

Com a mensagem "Há vida com ELA e não vamos desistir por causa dELA", a associação auxilia pessoas diagnosticadas com esclerose lateral amiotrófica e seus familiares, com o objetivo de proporcionar benefícios para esses indivíduos.


O quê: 3° Seminário "Precisamos falar sobre ELA". 

Quando: 16/08, das 9h às 16h30. 

Onde: Auditório Promotor de Justiça Luiz Carlos Schmidt de Carvalho, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do MPSC, no Centro de Florianópolis.