Uma comitiva formada por membros e servidores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) participa da oitava edição do Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça (ExpoJud), que ocorre entre 15 e 17 de outubro no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília.
O coordenador do Núcleo de Inovação, Promotor de Justiça Lucas dos Santos Machado, abordou o tema da gestão estratégica de tecnologia nos Ministérios Públicos. O ex-Procurador-Geral de Justiça do MPSC e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Fernando da Silva Comin, também participou do evento, com uma palestra sobre os desafios que os conselhos enfrentarão até 2025.
A oitava edição do ExpoJud é direcionada a membros e servidores do Sistema de Justiça, profissionais das áreas de Tecnologia, Inovação, Comunicação, Gestão e Recursos Humanos e membros das Escolas Judiciais. O encontro apresenta uma área de exposição com mais de 130 expositores, incluindo estandes de instituições do setor de Justiça. Os temas abordados incluem inteligência artificial generativa, cibersegurança, blockchain e big data. Além disso, o evento proporciona uma experiência inovadora de palestras em formato multipalcos.
Além disso, o MPSC foi selecionado como finalista na categoria Laboratório de Inovação do Prêmio Judiciário Exponencial (JEx), com dois projetos: Inovação Aberta, e InovaGovSC. Este reconhecimento é fruto do trabalho desenvolvido pelo iMPulsoLAB, o laboratório de inovação da instituição, que busca soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo MPSC.
A premiação do Prêmio JEx, que visa reconhecer e incentivar projetos inovadores no âmbito tecnológico, de gestão e de novas metodologias aplicadas ao Ecossistema de Justiça, será realizada em um evento separado no dia 21 de novembro.