O Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT) realizará uma reunião plenária na próxima quinta-feira (10/12), às 14 horas, via webconferência. O evento é organizado pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A inscrição no evento pode ser solicitada pelo e-mail do FCCIAT -  fcciat.sc@gmail.com. 

Estão programados para a reunião os relatos das comissões temáticas de regulação, de segurança alimentar e de impactos, com início às 14h15. Na sequência, Silvia Ribeiro, pesquisadora do Grupo de Ação sobre Erosão, Tecnologia e Concentração (ETC), conduzirá a palestra "Os impactos dos agrotóxicos e transgênicos sobre a biodiversidade e a pandemia". O Grupo ETC monitora o impacto das tecnologias emergentes e estratégias corporativas sobre a biodiversidade, a agricultura e os direitos humanos. Após a palestra, haverá a discussão e o planejamento das ações do FCCIAT em 2021. 

"Da biodiversidade dependem a existência das florestas e seus habitantes, as fontes de água, os solos, o ar, a regulação do clima, mas também a alimentação e as fontes de remédios. Em geral, nenhuma espécie sobrevive sem diversidade, porque o estreitamento da base genética de qualquer espécie significa cada vez maior vulnerabilidade às enfermidades e falta de adequação e coevolução com o meio, o que leva à extinção", destaca a pesquisadora Sílvia Ribeiro. 

De acordo com o FCCIAT, a pandemia de covid-19 revelou a natureza sistêmica da vida no planeta Terra: a saúde humana, a animal e a ecológica são estritamente interdependentes. O impacto socioambiental dos agrotóxicos e dos transgênicos tem gerado intensa degradação do solo, da água, do ar, da regulação do clima e da biodiversidade. Em consequência, a perda da biodiversidade tornou-se um fator gerador de diversas endemias, epidemias e pandemias, como a atual.  

Ações recentes do fórum

O FCCIAT publicou, na quinta-feira (3/12), uma moção de apoio ao Projeto de Lei n. 069/2020, que institui e define como zona livre de agrotóxicos a produção agrícola, pecuária, extrativista e as práticas de manejos dos recursos naturais no município de São José. A Câmara Municipal de São José é a primeira casa legislativa de Santa Catarina a tornar-se signatária dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

O FCCIAT

O Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT) foi criado no dia 24 de fevereiro de 2015 em Florianópolis, na sede da Procuradoria-Geral do MPSC, com o objetivo de construir um espaço de debate para formulação de propostas, discussão e fiscalização de políticas públicas relacionadas aos impactos dos agrotóxicos na saúde da população. Atualmente o fórum é presidido pelo promotor de Justiça e coordenador do CCO, Eduardo Paladino. 

Serviço

O quê? Reunião plenária do FCCIAT sobre a pandemia e os impactos dos agrotóxicos e transgênicos sobre a biodiversidade  

Quando? Quinta-feira, 10 de dezembro, às 14 horas 

Onde? Via webconferência; solicitar inscrição pelo e-mail fcciat.sc@gmail.com