;

MPSC participará da audiência pública "Catarina somos todas nós - Pelo direito à vida de todas as mulheres"

Audiência da Alesc integra os 21 dias de ativismo e contará com a participação do MPSC, por meio do NEAVIT, para fortalecer ações de proteção e enfrentamento à violência contra mulheres em Santa Catarina.

26.11.2025 19:54
Publicado em : 
26/11/25 10:54

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) participará da audiência pública “Catarina somos todas nós – Pelo direito à vida de todas as mulheres”, promovida pela Alesc. O encontro será nesta quinta-feira (27), às 14h, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, com transmissão ao vivo.

A audiência integra a mobilização pelos 21 dias de ativismo e pelo Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres — um chamado urgente para ampliar a proteção, a segurança e o respeito às meninas e mulheres catarinenses.

A participação da sociedade é essencial para fortalecer esse diálogo e construir caminhos que garantam dignidade e vida a todas. O MPSC participará do evento por meio do Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT), reformulado recentemente.  Atualmente o NEAVIT está presente em 11 regiões de Santa Catarina, por meio de Coordenadorias Regionais, que organizam os núcleos em locais de atendimento. 

O NEAVIT é um núcleo especializado do MPSC que oferece atendimento direto, humanizado e multidisciplinar a vítimas de crimes cometidos com violência ou grave ameaça. O foco é garantir proteção integral, com escuta qualificada, orientação jurídica e encaminhamento imediato à rede de serviços públicos. 

Ele surge da unificação de três frentes que já trabalhavam com finalidades complementares: 

NEAVID - Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica: voltado ao acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar; 
NAVIT - Núcleo de Atendimento às Vítimas: responsável por oferecer suporte jurídico e psicossocial a vítimas de crimes em geral; 
NECRIM - Núcleo de Enfrentamento ao Racismo e Intolerância. 

Com a criação do NEAVIT, essas iniciativas foram integradas em uma única estrutura, que amplia o alcance e a efetividade do atendimento às vítimas em todo o estado e atua na produção de dados qualificados, fundamentais para a formulação de políticas públicas que impactem diretamente na vida das pessoas, e na articulação com outras instituições para fortalecer ações de prevenção, responsabilização e reparação. 

A audiência pública será realizada a partir do recente assassinato da estudante Catarina Karsten, na última sexta-feira. O crime que chocou Florianópolis no fim de semana segue sob rigoroso acompanhamento do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O evento foi proposto pela deputada Carminatti, em requerimento apresentado à Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC