MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
O Compromisso Institucional foi assinado por autoridades de sete Prefeituras e de seis Câmaras de Vereadores da região. A exceção foi a Câmara Municipal de Nova Itaberaba.

Um conjunto de ações visando incentivar a transparência pública e combater práticas de corrupção compõe o protocolo de Compromissos Institucionais pela Integridade, assinado na tarde desta sexta-feira (17/10). A solenidade ocorreu no estande da Câmara Municipal de Chapecó no Pavilhão 3 da Efapi e reuniu autoridades representantes dos sete municípios e de seis Câmaras de Vereadores da Comarca de Chapecó. A exceção foi a Câmara Municipal de Nova Itaberaba, que não firmou o compromisso. O ato foi idealizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 10ª Promotoria de Justiça de Chapecó, que atua nas áreas de moralidade administrativa e controle de constitucionalidade.
O Promotor de Justiça Diego Barbiero ressalta a importância da colaboração e da atuação regional. "O nosso objetivo é estreitar laços e aproximar o Ministério Público do Poder Executivo e do Poder Legislativo, por isso estamos firmando medidas práticas de prevenção de irregularidades, fortalecimento dos controles internos, promoção da transparência e capacitação dos servidores", explanou.
No documento, o MPSC se compromete a atuar de forma colaborativa e resolutiva, oferecendo suporte técnico e institucional para a implementação das ações pactuadas.
Composto por 13 cláusulas, o Compromisso Institucional pela Integralidade elucida as atribuições de cada órgão e orienta mecanismos de monitoramento, fiscalização, revisão e controle.
O documento firma um protocolo de ação: o Programa de Integridade, que deverá ser instituído (por decreto ou lei municipal) em até 180 dias. O intuito é aprimorar a estrutura de governança no âmbito municipal, incentivar a transparência pública, fortalecer valores, fomentar a inovação, disseminar boas práticas e prevenir atos de corrupção.
A solenidade de assinatura durante a Efapi simboliza a união regional. Integram a Comarca de Chapecó os municípios de Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Nova Itaberaba, Planalto Alegre e Paial.
AUTORIDADES
MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA - Diego Roberto Barbiero – Promotor de Justiça da 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó
MUNICÍPIO DE CAXAMBU DO SUL
Edi Marcos Antunes de Mello - Prefeito
Ari José Pompeu da Silva – Presidente da Câmara de Vereadores
MUNICÍPIO DE CHAPECÓ João Rodrigues - Prefeito
Claimar Cesar de Conto – Presidente da Câmara de Vereadores
MUNICÍPIO DE CORDILHEIRA ALTA Wilson Luiz da Silva – Prefeito José Sérgio do Nascimento – Procurador-Geral
Idalir Sérgio Biolchi – Presidente da Câmara de Vereadores Rodrigo Ferri Pontes – Procurador Legislativo
MUNICÍPIO DE GUATAMBU
Luiz André Sperotto – Prefeito
Arno Henrique Janczeski Etges – Assessor Jurídico
Edissom Taffarel – Presidente da Câmara de Vereadores
Silvana Panis – Vereadora
MUNICÍPIO DE NOVA ITABERABA
Franciele Campagnaro Rigon - Secretária de Administração
Clériston Valentini – Consultor Jurídico
Ausente - Câmara de Vereadores
MUNICÍPIO DE PAIAL
Adelmo Luis Braatz - Prefeito
Aline Otilia Adam Dias - servidora da Câmara Municipal de Paial, ocupante do cargo de Assessora Parlamentar.
MUNICÍPIO DE PLANALTO ALEGRE
Evandro Cleber Bet - Prefeito
Paulo Rohrbek - Presidente da Câmara de Vereadores


Últimas notícias
17/10/2025Homem é condenado a 15 anos de prisão por estupro de vulnerável e por filmar e divulgar conteúdo de pornografia infantil
17/10/2025MPSC denuncia professora e auxiliar por maus-tratos a crianças em creche de Rio do Campo
17/10/2025Mais de 1.200 membros e servidores de MPs de todo país participam de jornada de capacitação que fortalece atuação resolutiva e dialogada do Ministério Público
17/10/2025Inscrições abertas para o Congresso de Direito Eleitoral
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
10/10/2025MPSC obtém condenação de homem que ateou fogo na família da ex-companheira e matou a mãe dela
10/10/2025CyberGAECO apoia o GAECIBER do MPMG em investigação contra grupo que aplicava o golpe do falso advogado