Patrícia Perrone Campos Mello
Procuradora do Estado do Rio de Janeiro, a constitucionalista falou sobre "Novas alternativas à implementação dos direitos sociais". Para ela, é preciso uma maior participação popular na construção das leis .
Leia maisNa abertura do evento "Reflexões sobre os 30 anos da Constituição Federal", promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, lembrou que a Constituição Federal de 1988 surgiu após um período turbulento, marcada pela ditadura, em que a população clamava por uma nova forma de governo por meio do "Movimento das Diretas Já".
"Nesse cenário, 'o documento da Liberdade, da Democracia e da Justiça Social do Brasil', nas palavras de Ulysses Guimarães, trouxe a esperança de oficializar a Democracia recentemente conquistada pelo povo brasileiro. Hoje, três décadas mais tarde, reconhecemos que essa Constituição avançou ao incorporar direitos de grupos minoritários, ao igualar direitos de mulheres e homens, ao sedimentar a universalização e o acesso integral à saúde (SUS), ao tratar pela primeira vez dos direitos transindividuais e ao fortalecer o acesso à Justiça", disse o PGJ.
Para Neis, parece não haver dúvidas, de que a Constituição de 1988 tem, como um dos fins essenciais, a promoção dos direitos fundamentais e sociais. E também parece claro que as políticas públicas são os instrumentos capazes de materializar, com maior alcance, esses preceitos constitucionais. "No 30º aniversário da Carta Maior, é necessário recordar a mensagem apresentada pelos constituintes. No dia 5 de outubro de 1988, Ulysses Guimarães enfatizou: "A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca.",
"Portanto, nesta data especial, seguindo a fala do Dr. Ulysses, em discurso proferido há exatos 30 anos: "Esperamos a Constituição como o vigia que espera a aurora". Incumbe, portanto, a todos defendê-la e tornar efetivas suas promessas e esperanças", concluiu.
Para a Desembargadora Vera Lúcia Ferreira Copetti, representando o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, todos nós sabemos que a mera positivação dos direitos não garante a sua materialização. "Mas aqui estamos para um esforço para que esses sonhos se tornem realidade. Sabemos que a igualdade continua sendo formal, que a solidariedade ainda uma quimera, mas não deixamos de sonhar. Essa então pra mim mais uma oportunidade que juntos possamos refletir", destacou.
A mesa da solenidade foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina Sandro José Neis; pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin; pela Desembargadora Vera Lúcia Ferreira Copetti, representando o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina; pelo Prefeito de Florianópolis, Gean Marques Loureiro; pelo Procurador-Chefe da República em Santa Catarina Darlan Airton Dias; pelo Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado de Santa Catarina Ivens José Thives de Carvalho; pelo Subdefensor Público-Geral João Joffily Coutinho, representando a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina; pelo Promotor de Justiça Sandro Ricardo Souza, representando a Associação Catarinense do Ministério Público; e pelo Presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses Jussara Schittler dos Santos Wandscheer.
MPSC ajuíza ação por improbidade administrativa e requer ressarcimento de R$ 10 milhões por rompimento de lagoa a CASAN em Florianópolis
11/03/202640 anos de MPSC: Carlos Alberto de Carvalho Rosa deixa marca de competência e sabedoria
11/03/2026Como ser aliado da Promotoria de Justiça na fiscalização ambiental é tema de palestra de Adalberto Exterkötter
11/03/2026Operação Bastião: CyberGAECO investiga crimes de produção, armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil
11/03/2026Após denúncia do MPSC, caso Catarina tem audiência e testemunhas são ouvidas
11/03/2026MPSC aciona a Justiça para barrar avanço de complexo portuário no Sumidouro devido a falhas no licenciamento
MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste