Motociclista, responda à pesquisa e ajude a construir um trânsito mais seguro em Santa Catarina!

Em alusão ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre acidentes de trânsito, o Ministério Público de Santa Catarina apoia a divulgação do questionário elaborado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Os resultados serão utilizados para o planejamento ações e estratégias de prevenção da violência no trânsito. 

17.04.2026 09:58
Publicado em : 
17/04/26 12:58

Com o objetivo de promover mais segurança no trânsito em Santa Catarina, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está apoiando a divulgação da pesquisa elaborada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (DIVE/SC). O questionário busca compreender os hábitos de condução, as principais dificuldades enfrentadas no trânsito, a percepção de risco e os fatores associados à ocorrência de acidentes envolvendo motociclistas.  

A pesquisa leva cerca de oito minutos para ser respondida, é anônima e de participação voluntária. Para acessar, clique aqui

Os resultados do questionário irão subsidiar o planejamento de ações de prevenção da violência no trânsito, bem como o desenvolvimento de campanhas educativas e de estratégias para a promoção de um trânsito mais seguro no estado. Apoie essa iniciativa! 

 

Acidentes de trânsito em Santa Catarina 

No último levantamento sobre acidentes de trânsito elaborado pela DIVE/SC, a maior taxa de mortalidade envolve motociclistas. Em 2024, mais de 530 condutores de motocicletas morreram em ruas e rodovias catarinenses. Entre 2020 e 2024, a taxa de mortalidade desses condutores aumentou 23,6%. Além disso, no mesmo ano, foram registradas 4.351 internações de condutores e passageiros de motos. O número elevado dessas ocorrências resulta em custos significativos em diversas áreas, especialmente na saúde, infraestrutura, economia e esfera jurídica.

 

Maio Amarelo 

Criado há 13 anos, o Maio Amarelo é um movimento que provoca o debate sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito, para, dessa forma, mobilizar a sociedade a buscar soluções para a problemática. Por ser uma questão multifacetada, o debate deve envolver diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Em 2026, o Ministério Público de Santa Catarina foca no apoio à pesquisa da DIVE/SC.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC