GAECO cumpre mandado de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPRO
Em Santa Catarina, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em investigação contra organização criminosa com atuação no tráfico de drogas, comércio de armas e lavagem de dinheiro.
Na manhã desta quinta-feira (18/12), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) prestou apoio ao GAECO do Ministério Público de Rondônia (MPRO) na deflagração da sétima fase da Operação Audácia, que investiga a atuação de uma organização criminosa de abrangência nacional. O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho/RO, e o cumprimento acontece em Florianópolis.
As investigações conduzidas pelo GAECO do MPRO identificaram, em Porto Velho, a atuação de integrantes da facção criminosa que compõem a alta cúpula no estado de Rondônia, ostentando posição de liderança, como o conselho permanente - cargo que confere poderes para determinar atentados contra rivais, execuções de homicídios e a prática de torturas contra membros da própria organização criminosa, desafetos e rivais. Também foram identificadas lideranças que, além de exercerem o papel de comando das atividades de tráfico de drogas, atuam no comércio de armas e na lavagem de dinheiro da organização criminosa.
O GAECO participou da apreensão de eletrônicos e documentos, conforme determinado pelo magistrado, com o intuito de obter elementos de prova para a continuidade das investigações pelo GAECO do MPRO.
A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. Tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis