Formação que conecta atuação e sociedade marca início da carreira de novos Promotores de Justiça do MPSC
Etapa obrigatória do processo de vitaliciamento contou com aula magna ministrada pela Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi.
Um dia depois de tomar posse como Promotores de Justiça Substitutos, os 11 novos membros do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciaram o Curso de Ingresso na Carreira. Essa etapa, que faz parte do processo de vitaliciamento, tem o objetivo de levar informações e conhecimentos básicos relacionados à organização e ao funcionamento da Instituição e à atuação prática ministerial. Reveja a notícia sobre a posse da terceira turma de aprovados no 44º Concurso de Ingresso na Carreira clicando aqui.
Nesta quinta-feira (22/1), a Procuradora-Geral de Justiça do MPSC, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, fez a abertura da formação ministrando a aula magna “Ministério Público e direitos fundamentais sociais: novos instrumentos de atuação”.
“O produto do nosso trabalho é, em última instância, o resultado que a sociedade espera de nós, e isso é muito difícil de medir. Esse é um desafio nacional. Estou há 30 anos no Ministério Público e há três décadas tentamos medir esse resultado. Acabamos voltando sempre para a lógica do esforço: trabalhamos muito por Santa Catarina, propusemos e adotamos tantas ações. Tentamos transformar isso em algo mensurável, para tentar criar uma conexão com a sociedade, mas essa conexão só será verdadeira quando mudarmos a percepção sobre o que é, de fato, o resultado e o produto do nosso trabalho. É sobre isso que eu vim falar com vocês”, iniciou Vanessa.
O Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Promotor de Justiça Stefano Garcia da Silveira, recepcionou os novos colegas, tirou dúvidas e os orientou sobre a rotina que viverão nos próximos dias. Também acompanhou a entrega do equipamento individual, a instalação do sistema utilizado no MPSC e as orientações de acesso feitas pelo Gerente de Atendimento ao Usuário, Leandro Zanella Marcon, e equipe.
Com uma expectativa de muito aprendizado, o Promotor de Justiça Substituto Marco Antônio Vargas Sandi pontuou a necessidade de aprender sobre as novas ferramentas de trabalho e demandas da atuação. “É de muita felicidade e expectativa o nosso sentimento para esse curso de formação. Já acordamos com outro peso, mas é uma responsabilidade muito boa, é um peso para o qual a gente se preparou, então todos aqui estão capacitados e vamos cada vez mais estar mais bem-preparados para segurar essa grande responsabilidade”, afirmou.
Da mesma forma, a Promotora de Justiça Substituta Lívia Pacheco Ignacio afirmou estar otimista com o curso: “Nós estudamos muito, mas é essa prática oferecida pelo curso que nos permite aplicar, no dia a dia, a humanidade e a dignidade necessárias ao exercício da função. É isso que nos prepara para sermos Promotores de Justiça capazes de realmente ajudar a sociedade catarinense. O curso tem justamente esse objetivo: nos qualificar da melhor forma para cumprir nossa missão de promover a Justiça”.
Programação
O curso se estende até o dia 27 de fevereiro, e os Promotores de Justiça Substitutos começam a atuar em diversas regiões do estado na segunda-feira seguinte, 2 de março. A programação inclui entrega de equipamentos, apresentação das Subprocuradorias-Gerais de Justiça para Assuntos Institucionais e para Assuntos Administrativos, da Assessoria de Direitos Estatutários, da Secretaria-Geral, da Corregedoria-Geral do MP (CGMP) e do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri. Além disso, serão apresentados os Centros de Apoio Operacional, a Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas.
Os novos Promotores de Justiça Substitutos também serão familiarizados com as atividades do programa Prioriza, técnicas de autocomposição e o trabalho desenvolvido pelo Conselho Nacional do Ministério Público.
Na parte prática, os novos membros do MPSC irão realizar audiências e elaborar de peças em processos e procedimentos previamente selecionados pela CGMP e na inspeção de comunidades terapêuticas. Eles também irão receber informações sobre a atuação no Tribunal do Júri, casos de violência doméstica, audiências criminais, maus-tratos contra animais e organizações criminosas. A programação também conta com um curso de tiro defensivo e uma aula com orientações iniciais para o adequado relacionamento com a mídia e uso das redes sociais.
Últimas notícias
11/02/2026Morre o ex-Procurador-Geral de Justiça do MPSC João Carlos Kurtz
10/02/2026MPSC em Ação: MPSC intensifica campanha de combate aos maus-tratos contra animais
10/02/2026MPSC recomenda suspensão de regularização fundiária na zona sul da praia do Ervino, em São Francisco do Sul
10/02/2026Dia da Internet Segura: Confira as dicas do MPSC sobre como se proteger
11/02/2026Fernando da Silva Comin é eleito Corregedor Nacional do Ministério Público
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis