MPSC cria Comitê Estratégico para modernizar e fortalecer a comunicação institucional

Colegiado vai revisar a política de comunicação, incorporar diretrizes digitais e ampliar a atuação estratégica do Ministério Público no diálogo com a sociedade. 

19.12.2025 09:47
Publicado em : 
19/12/25 12:47

Atento às transformações do cenário midiático e ao papel cada vez mais estratégico da comunicação pública, a Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi,  instituiu o Comitê Estratégico de Comunicação Social do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).  A iniciativa marca um novo passo na consolidação de uma política de comunicação moderna, integrada e alinhada aos desafios contemporâneos. 

O Comitê nasce com a missão de revisar, atualizar e acompanhar a política de comunicação institucional do MPSC, vigente desde 2011, incorporando diretrizes voltadas às mídias sociais, às plataformas digitais e aos novos formatos de interação com a sociedade. A proposta é fortalecer a comunicação como instrumento de transparência, aproximação social e afirmação da credibilidade e da independência institucional. 

Com uma composição plural e representativa — reunindo membros do Ministério Público de diferentes entrâncias, além da Administração Superior e da Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO) —, o Comitê reflete uma gestão participativa e estratégica. A diversidade de experiências e atuações funcionais busca garantir uma visão ampla e qualificada sobre os desafios e oportunidades da comunicação institucional. 

A Chefe do MPSC avalia que a comunicação pública é um eixo estratégico da atuação institucional. “Com a criação do Comitê Estratégico de Comunicação Social, o Ministério Público de Santa Catarina dá um passo decisivo para atualizar suas diretrizes, fortalecer a transparência e aprimorar o diálogo com a sociedade, em consonância com as transformações do ambiente digital e com o compromisso permanente de informar e servir ao cidadão”, complementa Vanessa.  

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Andrey Cunha Amorim,  ressalta que criação do Comitê Estratégico de Comunicação Social representa um avanço institucional importante. “A comunicação pública planejada, participativa e alinhada aos novos contextos digitais é de extrema importância. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais a transparência institucional, aproximar o Ministério Público da sociedade e garantir que a população compreenda o impacto concreto do nosso trabalho.” 

 Para a Coordenadora de Comunicação Social do MPSC (COMSO), jornalista Silvia Pinter, o Comitê consolida a comunicação como área estratégica do MPSC. “Ao revisarmos a política institucional e construirmos uma política editorial daremos um passo decisivo para uma comunicação mais inovadora, segura e verdadeiramente pública, tanto internamente quanto na relação com a sociedade.” 

Entre as atribuições do novo colegiado estão: 

  • a proposição de uma política editorial e de um manual de redação específicos para a área; 
  • a definição de indicadores de desempenho para mensurar o impacto das ações de comunicação; 
  • e o incentivo ao desenvolvimento de estratégias inovadoras, tanto na comunicação interna quanto externa.  

Outro avanço estratégico com a criação do Comitê é a previsão de atuação consultiva no gerenciamento de crises de comunicação, oferecendo à Administração Superior aconselhamento técnico para a mitigação de riscos reputacionais e para a preservação da coerência da mensagem institucional. 

A criação do Comitê Estratégico de Comunicação Social consolida a evolução histórica da área no MPSC, que desde 1993 passou de uma estrutura essencialmente operacional para uma atuação estratégica, integrada e multidisciplinar. Ao institucionalizar um espaço permanente de reflexão, monitoramento e inovação, o MPSC reforça a comunicação como eixo central de sua estratégia institucional e como ferramenta essencial de diálogo com a sociedade.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC