O painel "Práticas restaurativas: benefícios e desafios na educação" contou com os palestrantes Ivana Marcomin (Assistente Social da Coordenadoria Regional de Educação de Tubarão), Marcia Matias de Souza (Diretora da Escola de Ensino Fundamental Luis Ledra, de Rio do Sul), Márcia Esser Stolf (Secretária Municipal de Educação de Rodeio) e Sandra Pasqualini Vansuita (Coordenadora do Serviço de Medidas Socioeducativas dos municípios de Rodeio e Ascurra e facilitadora de círculos). A mediadora foi Myriane Gonçalves da Silva (Assistente Social e Gerente de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família).
No painel "Como praticar a empatia em uma comunidade escolar", a palestrante foi Carolina Nalon (mediadora de conflitos e especialista em Comunicação não violenta pelo Instituto Tiê) e a mediadora foi a advogada Natália Bueno.
No final, a Deputada Estadual Luciane Carminatti detalhou o Projeto de Lei Estadual n. 180/2023, o qual dispõe sobre a implantação das técnicas de Justiça Restaurativa na resolução de conflitos nas escolas da rede pública estadual de educação. A mediadora foi a Defensora Pública Juliane Schlichting.
O encontro foi direcionado para Promotores de Justiça e servidores que atuam na área da Infância, Juventude e Educação, além de integrantes da rede de proteção às crianças e adolescentes.
Compuseram a mesa de honra o Desembargador Sérgio Izidoro Heil, Coordenador do Comitê de Gestão Institucional de Justiça Restaurativa, representando o Desembargador Presidente Altamiro de Oliveira; a Promotora de Justiça Analú Librelato Longo, Coordenadora do NUPIA, representando o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano; a Defensora Pública Juliane Schlichting, representando o Defensor Público-Geral do Estado, Renan Soares de Souza; a Gerente de Modalidades e Diversidades Curriculares da Diretoria de Ensino, Beatris Clair Andrade, representando Aristides Cimadon, Secretário de Estado da Educação; a pedagoga Elisiani Noronha, Diretora de Direitos Humanos, representando Maria Helena Zimmermann, Secretária de Assistência Social, Mulher e Família; o advogado Aloísio José Rodrigues, presidente da Comissão de Justiça Restaurativa, representando a presidente da OAB, Cláudia da Silva Prudêncio; Martinez Chiquetti Zambon, assessora de políticas públicas educacionais, representando a presidente Milena Andersen Lopes; e a Diretora de Extensão do Centro de Educação a Distância da UDESC, Célia Demétrio Pereira, representando o reitor, Dilmar Barreta.