Post

A reunião na 30ª Promotoria de Justiça da Capital, entre o Promotor de Justiça Daniel Paladino e o Prefeito Municipal de Florianópolis, Gean Loureiro, terminou com o comprometimento do Executivo Municipal em solucionar os problemas estruturais e de segurança do Mercado Público em até 90 dias. No encontro desta segunda-feira (20/9), Loureiro se comprometeu a adotar as providências necessárias para a obtenção do alvará definitivo dos Bombeiros e o habite-se do Mercado Público até o final de dezembro.

O Promotor de Justiça Daniel Paladino, autor da recomendação ao Município para que interditasse o Mercado Público devido à falta de segurança, salientou, na reunião, que o seu principal objetivo era obter a garantia de que o Executivo seria mais célere em adotar as medidas urgentes para recuperar aquele local, um dos principais pontos turísticos da cidade e de grande circulação de pessoas.

(Acesse aqui a ata da reunião e veja as medidas de segurança com que o Prefeito se comprometeu)

"A reunião foi muito produtiva, pois ficaram ajustados vários prazos e obrigações e, primeiro, a regularização dos equipamentos e sistemas vitais e obrigatórios do Mercado, como extintores de incêndio e central de alarme. O Corpo de Bombeiros havia dado o prazo de um ano, porém a prefeitura se comprometeu a terminar esse trabalho em 90 dias e, em 45 dias, iniciar os trabalhos de recuperação do teto retrátil, não só de limpeza, mas, também, de estabilização daquela estrutura",  destacou Paladino.

Post

O Promotor de Justiça também conseguiu a garantia de que, no prazo de 30 dias, serão iniciados os serviços de substituição de todas as calhas, bem como, dentro no mesmo prazo, a Prefeitura terá concluído a avaliação estrutural de toda a edificação, diante das recentes reclamações de que houve a queda de grandes pedaços de reboco em algumas áreas de circulação.

Outro ponto de preocupação que mereceu destaque na reunião foi a notícia de que teria ocorrido um princípio de incêndio no Mercado Público no último final de semana. Com isso, a 30ª Promotoria de Justiça conseguiu o compromisso de que, em até 30 dias, será feita a avaliação de todo o sistema elétrico e hidráulico do complexo turístico. Segundo o que foi informado no encontro, a análise inicial do incidente identificou como causa possível para a ocorrência o subdimensionamento da rede elétrica, o que somente será confirmado com o laudo pericial, que deve ser concluído em um mês, que também será encaminhado ao Ministério Público.

"Com isso, espera-se que, até o final de dezembro, tenhamos todas as obras já concluídas, inclusive já com atestado de funcionamento e habite-se definitivo por parte dos Bombeiros", avalia o Promotor. Paladino, ao encerrar a reunião, informou que será feito o acompanhamento da recuperação do Mercado para garantir o cumprimento das medidas: "o Ministério Público, a par disso, quinzenalmente  fará vistorias juntamente com o Corpo de Bombeiros, o CREA, e todas as entidades que fazem parte da Força-tarefa Estruturas que foi desenvolvida pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital". 

Também participaram da reunião representantes e responsáveis da Secretaria Municipal de Turismo, da CDL da Capital, da Associação dos Comerciantes do Mercado Público, da Polícia Civil e do Corpos de Bombeiros.

Post

Relembre o caso

A 30ª  Promotoria de Justiça recomendou na terça-feira (14/9), ao Prefeito Municipal e à Secretaria Municipal de Turismo, a interdição de lojas, restaurantes e do vão central do Mercado Público de Florianópolis por falta de segurança. O prazo para o cumprimento da medida terminou nessa quinta-feira, quando a Prefeitura apresentou as informações e argumentações ao Ministério Público, o que levou à marcação da reunião para a resolução do problema.

Os riscos à segurança física de comerciantes, funcionários e frequentadores daquele ponto turístico e comercial foram confirmados em uma vistoria feita na manhã de segunda-feira (13/9).

A inspeção conjunta da 30ª Promotoria de Justiça, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-SC), Associação de Comerciantes do Mercado Público, Secretaria Municipal de Turismo e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital detectou que o poder público não providenciou os reparos dos problemas antigos de segurança já solicitados em outras ocasiões.

Além da falta de alvarás dos Bombeiros, entre os riscos à segurança diagnosticados estão problemas hidráulicos e elétricos, central de alarmes contra incêndios sem funcionar e a falta de manutenção do telhado retrátil e de outras estruturas.

Em ofício enviado à 30 PJ em 13 de setembro de 2020, o Corpo de Bombeiros informava ao Ministério Público que "constatou-se a continuidade da irregularidade no sistema de alarme e detecção de incêndio, bem como as bombas que pressurizam as redes do sistema hidráulico preventivo e os chuveiros automáticos permanecem defeituosas, fato que ensejaria Auto de Infração Multa por descumprimento dos Autos de Fiscalização que estabeleciam prazo para a adequação dos sistemas, todavia, a Prefeitura Municipal de Florianópolis solicitou novo prazo em razão de atrasos no processo licitatório, o qual fomos informados que já possui uma empresa habilitada, restando a assinatura da ordem de serviço para início das manutenções, sendo assim, lavrou-se o Auto de Fiscalização nº 793/21 concedendo o prazo final de um ano para saneamento das irregularidades apontadas".

Atualização, em 19/10/2021

Em vistoria realizada na manhã do dia 19 de outubro, a pedido da 30ª Promotoria de Justiça, ficou definido que a Prefeitura deveria nottificar todos os reposáveis por lojas e bancas a aperesentarem, em 72 horas, o atestado de funcionamento dos Bombeiros. Também fois constatado que o sistema de alarme contra incêndio deve estar concluido em 30 dias e demais itens de segurança, teto retrátil e troca de calhas até final de dezembro. A vistoria foi provocada após ter sido registrado um princípio de incêndio em um dos estabelecimentos no fonal de semana anterior.  

Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com o Promotor de Justiça Daniel Paladino, que explica o caso.

Faça o download do áudio aqui!