O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vai sediar a I Jornada de Aleitamento Materno de Santa Catarina, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde. O encontro acontece nesta terça-feira (5/8), das 13h às 19h, no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. Para participar é necessário fazer a inscrição.

A iniciativa integra as ações do Agosto Dourado e da Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o objetivo de fomentar reflexões, compartilhar experiências e fortalecer as políticas públicas de incentivo à amamentação na Rede de Atenção à Saúde.   

Durante o evento também será inaugurada a Sala de Amamentação do MPSC, um espaço pensado para oferecer conforto e acolhimento às mães lactantes, sejam elas colaboradoras ou visitantes. O ambiente foi cuidadosamente preparado com poltrona de amamentação e geladeira para armazenamento de leite materno, garantindo privacidade para quem deseja amamentar ou fazer a coleta durante o expediente.  

 
A sala vai estar disponível para uso de todas as pessoas, inclusive do público externo que estiver no MPSC, como mais uma alternativa para as lactantes que preferem um local reservado. O uso do espaço é opcional e não há qualquer restrição ao aleitamento em outros ambientes do prédio.  
 
Confira a programação completa 

12h45 - Recepção e cadastramento dos participantes  
13h15 - Abertura e solenidades  
13h45 - Palestra: Políticas públicas que favorecem a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno: cenário atual e desafios. Palestrante: Professora Doutora Evangelia Kotzias Atherino dos Santos - Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Atua na área de aleitamento materno desde 1976.  
14h20 - Painel: Experiências exitosas de redes de apoio e de promoção à amamentação no estado. Profissionais vinculadas a serviços de apoio e suporte à amamentação em Santa Catarina, como banco de leite humano, postos de coleta de LH e salas de apoio trarão suas experiências para subsidiar o planejamento de novas ações no estado.  
16h - Coffee break 
16h30 - Palestra: Aspectos nutricionais do leite materno e sua importância para a saúde materno-infantil. Palestrante: Nutricionista Géssica Rodrigues - Doutoranda em Nutrição (PPGN/UFSC), mestre em Alimentação e Nutrição (UFPR), com experiência em nutrição materno-infantil.  
17h - Palestra: Acolher, cuidar, sustentar: o impacto da sala de apoio à amamentação no SUS de Florianópolis. Palestrante: Enf. Raquel Lehmkuhl Steinbach - Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis. 
17h30 - Palestra: Promoção da alimentação adequada e saudável para a primeira infância na Atenção Primária à Saúde. Palestrante: Nutricionista Lúcia Gratão - Assessora técnica da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. 
18h - Conversas que sustentam: caminhos para o cuidado com quem amamenta - Debate aberto com as palestrantes  
18h40 - Encerramento  
 
Serviço 
Data: 5 de agosto de 2025  
Horário: das 13h às 19h  
Local: Auditório da sede do MPSC - Procuradoria-Geral de Justiça  
Rua Bocaiuva, n. 1792 - Centro, Florianópolis