A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas concluiu uma série de inspeções em órgãos de segurança pública e no Presídio Regional, abrangendo os municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Major Vieira e Três Barras. As visitas ocorreram de 08 a 24 de setembro de 2025 e tiveram como objetivo avaliar, em conjunto com os órgãos, as condições de funcionamento e a qualidade do serviço prestado à população.
As vistorias fazem parte de um programa regulamentado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que estabelece a função fiscalizatória do MPSC e o acompanhamento das instituições voltadas à atividade policial e ao sistema prisional.
Em Canoinhas, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) visitou a Delegacia de Investigação Criminal (DIC), a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), a Delegacia de Polícia da Comarca (DPCO), além das delegacias municipais de Bela Vista do Toldo, Três Barras e Major Vieira. Também esteve no Instituto Médico Legal (IML), no Núcleo Regional de Polícia Científica e no Presídio Regional. Além das unidades da Polícia Civil, o Promotor de Justiça realizou vistorias no 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas, com visitas também aos destacamentos de bombeiros e da PM nos municípios da comarca.