MPSC é finalista em quatro categorias no Prêmio de Inovação J.Ex
Além de projetos inovadores, a premiação também reconhece personalidades de destaque na liderança e na gestão de instituições do Ecossistema de Justiça.
Quatro integrantes e uma iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foram selecionados como finalistas do Prêmio de Inovação J.Ex em quatro categorias distintas. A premiação tem como objetivo reconhecer e incentivar projetos inovadores no âmbito tecnológico, de gestão e de novas metodologias aplicados no Ecossistema de Justiça.
Na categoria "Liderança Exponencial", o MPSC possui dois representantes. A Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, concorre à premiação na subcategoria "Ministérios Públicos e Tribunais de Contas". Nesse cenário, uma das iniciativas de destaque promovidas pela chefe do MPSC é a criação do programa de difusão de uso da inteligência artificial generativa. Além da PGJ, o Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e ex-Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fernando da Silva Comin, concorre na subcategoria "Conselhos e Tribunais Superiores".
A Promotora de Justiça e Assessora Especial de Gestão Estratégica e Inovação do MPSC, Bárbara Elisa Heise, representa a instituição na categoria 'Executivo de Inovação". Já o Coordenador de Tecnologia da Informação, Orlando da Silva Baptista, concorre na categoria "Executivo de Tecnologia".
Por fim, na categoria "Inovação na Gestão", o projeto do MPSC selecionado como finalista foi RE-BOT: Reinventando Processos com o Uso de Robôs. A iniciativa, capitaneada pela Gerência de Transformação Digital, busca automatizar a execução de tarefas internas, como por exemplo pedidos de diárias e de passagens. O objetivo da iniciativa é reduzir o número de atividades repetitivas realizadas pelos membros e servidores. Dessa forma busca-se otimizar o uso dos recursos humanos disponíveis nos setores, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas, impactando positivamente em um ambiente de trabalho mais dinâmico e produtivo.
Definição dos vencedores
Para a definição dos vencedores das categorias Líder Exponencial, Executivo de Tecnologia e Executivo de Inovação, será realizada uma votação online nas 24 horas que antecedem a cerimônia de premiação. O prêmio será entregue dia 18 de novembro, em Brasília. Para votar, os interessados devem se cadastrar previamente no site do prêmio. A divulgação do link para o cadastro deve no site do "Prêmio de Inovação J.Ex" 30 dias antes da cerimônia de entrega. Já os vencedores da categoria "Inovação na Gestão" serão definidos a partir da avaliação dos resultados qualitativos e quantitativos alcançados.