Post

A segurança de colaboradores e do patrimônio é uma das preocupações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Para que as edificações do MPSC estejam preparadas para eventuais situações de emergência, diversas medidas preventivas são realizadas regularmente, como treinamentos. 

Neste mês, mais um curso para a formação de brigadistas voluntários foi finalizado, após dois dias de treinamento em Florianópolis.  

Os cursos são promovidos pelo Setor de Bombeiros da Casa Militar do MPSC e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e têm como principal objetivo preparar os participantes para agirem em casos de princípio de incêndio, em salvamentos e no auxílio aos serviços de prevenção, em caráter voluntário.   

No MPSC, os treinamentos são divididos em atividades teóricas e práticas. Nas primeiras, os participantes são orientados sobre princípios de incêndios e recebem instruções sobre como apagar os focos. Além disso, membros e servidores têm a oportunidade de saber mais sobre primeiros socorros e sobre sistemas preventivos. Já a prática conta com demonstrações e instruções sobre a extinção de princípios de incêndio.  

Para o 3º Sargento Bombeiro Militar Thierry César da Rosa Bugs, do Setor de Bombeiros da Casa Militar do MPSC, que conduz as capacitações, o curso de brigadistas voluntários materializa a importância que a instituição dá à segurança dos colaboradores. "Treinamentos como esses, aliados à manutenção de sistemas preventivos de todas as unidades do MPSC, reforçam o investimento na cultura preventiva, a fim de evitar a ocorrência de sinistros e, em último caso, minimizar os seus efeitos. Essas ações visam sempre resguardar, em primeiro lugar, a vida das pessoas e também o patrimônio público", ressalta. 

Treinamentos regulares 

Neste ano, o MPSC realizou dois cursos para preencher 121 vagas de brigadistas voluntários distribuídas entre as edificações localizadas em Florianópolis, São José, Gaspar, Bom Retiro, Lages, Jaraguá e Braço do Norte. Além disso, a cada dois anos os participantes terão uma reciclagem e receberão mais treinamentos.   

O preenchimento das vagas de brigadistas voluntários é uma exigência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina para a concessão dos atestados de funcionamento anual das unidades do MPSC.   

Legislação 

A segurança dos colaboradores e do patrimônio deve ser uma preocupação de todos os locais de trabalho, sejam eles públicos ou privados. De acordo com a Norma Regulamentadora n. 23, do Ministério do Trabalho e Emprego, os ambientes de trabalho devem atender às exigências de prevenção contra incêndio, adequando os espaços com revestimento de portas e paredes, bem como sinalizando corredores de acesso e saídas, que devem ser amplas e protegidas. Além disso, todos os locais de trabalho devem ter equipamento para combater focos de incêndio e pessoas capacitadas para manejar extintores.  

O 3º Sargento Bombeiro Militar Thierry César da Rosa Bugs destaca que mais ações serão pensadas para garantir que as equipes do MPSC estejam preparadas para atender situações de emergência, com a promoção de simulados, vídeos educativos e a aquisição de materiais, por exemplo. "Os treinamentos são apenas um primeiro passo na construção de um MPSC cada vez mais seguro e cumpridor da legislação de segurança contra incêndios estadual", afirma.