Post

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação do MPSC, Luciano Trierweiller Naschenweng, participou da assinatura de uma carta de compromisso que materializa a união das entidades catarinenses pela ética e transparência da destinação dos recursos do fundo partidário e do fundo especial de financiamento de campanha e contra a corrupção no financiamento das campanhas eleitorais nas eleições de 2022. O evento aconteceu nesta segunda-feira (25/7), durante o lançamento da campanha "Você vê - Recursos públicos em campanha", promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).   

Naschenweng representou o Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, e destacou a importância do ato. "As eleições são o auge da democracia, e o Ministério Público, como fiscalizador, participa deste ato com o objetivo de incentivar os cidadãos catarinenses na fiscalização da destinação dos recursos no pleito de 2022, tendo foco principal no combate à corrupção no financiamento das campanhas eleitorais", disse. 

A campanha "Você vê" busca a promoção da ética e da transparência na destinação dos recursos públicos que financiam as campanhas eleitorais no pleito de 2022. Para isso, congrega entidades da sociedade civil, partidos políticos, candidatas e candidatos, advogados, contadores, doadores, fornecedores e eleitores na luta contra a corrupção no financiamento de campanhas, tendo em vista o alto volume de recursos envolvidos, principalmente públicos. Os materiais da campanha poderão ser vistos nas redes sociais do TRE e serão compartilhados também nas redes sociais do MPSC.  

O Presidente do TRE, Desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, destacou que "o tema do financiamento das campanhas eleitorais é esfera de atuação prioritária da Justiça Eleitoral e, mais do que isso, é de interesse público evidente e sua regularidade é anseio de toda a sociedade, principalmente quando recursos públicos tão vultuosos foram a elas destinados".