A Promotora de Justiça da 13ª Promotoria da Comarca de Lages, Tatiana Rodrigues Borges Agostini, e a Polícia Militar Ambiental vistoriaram uma área desmatada no município de São José do Cerrito. A ação faz parte da Operação Mata Atlântica em Pé, realizada em todo o Brasil para coibir a derrubada de espécies do bioma e recuperar áreas degradadas.

"Verificamos o desmatamento de árvores nativas, como o pinheiro araucária, cujo corte é proibido devido ao risco de extinção. Isso não pode mais acontecer. A Mata Atlântica é um patrimônio nacional e precisa ser preservada, pelo bem de todos", diz a Promotora de Justiça Tatiana Rodrigues Borges Agostini.

A vistoria foi motivada por um sinal emitido pelo satélite da plataforma MapBiomas Alerta sobre um possível desmatamento na localidade de Bela Vista. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Polícia Militar Ambiental foram até lá verificar a situação. Um drone sobrevoou dois hectares (aproximadamente dois mil metros quadrados) capturando imagens para a confecção de um mapa detalhado da área.

Esse trabalho dimensionará os impactos causados à Mata Atlântica e servirá como base para que o MPSC proponha termos de ajustamento de conduta (TACs) e acordos de não persecução penal (ANPPs) para a reparação dos danos ou ofereça denúncias à Justiça.

O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, Major Edmilson Machado Camargo Nassiff, participou da operação.

Operação Mata Atlântica em Pé

A operação começou em 2018 e está na quinta edição, mobilizando os 17 estados brasileiros cobertos pela Mata Atlântica. Neste ano, a plataforma MapBiomas Alerta emitiu 448 alertas em Santa Catarina, o que corresponde a 1.373 hectares. Toda essa área está sendo vistoriada pelo MPSC e pela Polícia Militar Ambiental.