Post

O Procurador de Justiça Paulo Antônio Locatelli, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME), Promotora de Justiça Luciana Cardoso Pilati Polli, e o Promotor de Justiça Renato Maia de Faria foram condecorados com a principal honraria concedida pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (PMA), a medalha Raulino Reitz. A homenagem aos membros do Ministério Público catarinense foi entregue na manhã desta sexta-feira (22/07), em solenidade realizada na sede do Comando de Policiamento Militar Ambiental, em Florianópolis.

A honraria foi entregue presencialmente para os Promotores de Justiça como forma de reconhecimento pela atuação dos membros do MPSC na área ambiental e pela contribuição junto à PMA.  Na cerimônia, também foram condecoradas pela Polícia Ambiental outras lideranças civis e militares, em solenidade que marcou a celebração do aniversário da instituição. 

Coordenadora do CME, a Promotora de Justiça Luciana Cardoso Pilati Polli falou que se sente honrada com a condecoração e atribuiu a homenagem ao trabalho de todos os membros do MPSC. "É um reconhecimento de todo o esforço institucional do MPSC na defesa do meio ambiente, fruto do trabalho sério e do empenho diuturno de inúmeros Promotores, Promotoras, Procuradores e Procuradoras de Justiça. A parceria entre MPSC e PMA é histórica e tem revertido em importantes conquistas para a preservação ambiental em SC", enfatizou. 

Post

Atualmente titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barra Velha, o Promotor de Justiça Renato Maia de Faria atuou até recentemente como Promotor de Justiça em Canoinhas. Na cidade, o prédio que sedia a PMA foi reformado em 2021 com a ajuda de recursos destinados pelo MPSC. "A Medalha 'Raulino Reitz' simboliza a paz, esperança e fortaleza da Polícia Militar Ambiental na preservação dos recursos naturais, da biodiversidade e na construção de um protagonismo ambiental pós-moderno. Somos integrantes de um ecossistema global e a PMA nos lembra disso diuturnamente pela sua coragem e eficiência na defesa do meio ambiente. Receber tamanha honraria representa uma grande distinção na minha carreira de Promotor de Justiça e, principalmente, de cidadão catarinense. Serei eternamente grato à PMA e especialmente aos notáveis integrantes da 3ª CIA/ 2º BPMA de Canoinhas por tudo que me ensinaram e proporcionaram na defesa do meio ambiente", comentou o Promotor de Justiça. 

O Procurador de Justiça Paulo Antonio Locatelli não conseguiu estar presente na cerimônia, mas valorizou a atuação conjunta entre MPSC e PMA. "Tanto o MP em relação à defesa do meio ambiente, quanto a PMA ambiental, cresceram juntos formando uma simbiose produtiva no sentido de cada instituição dentro da sua esfera de atuação - a PMA na esfera administrativa e o MPSC na esfera civil e criminal. Cresceram, se equiparam e se aperfeiçoaram juntos. E o trabalho unido das duas instituições gerou frutos na proteção ao meio ambiente. Ao longo das três décadas que eu trabalhei na área ambiental pude ver o crescimento das duas de uma forma integrada", falou o Locatelli, que em 2015 recebeu o Prêmio Raulino Reitz, concedido pelo atual Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA). 

A medalha Raulino Reitz 

Criada com o com o objetivo de premiar militares estaduais e federais, civis e instituições que tenham contribuído de algum modo ou prestado serviços relevantes à causa do meio ambiente ou à PMA, a medalha Raulino Reitz recebe o nome em homenagem ao padre, botânico e historiador catarinense de mesmo nome. A condecoração foi instituída pelo Decreto Nº 449, de 17 de julho de 2007.