O Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT) reelegeu, por aclamação, a atual direção para um novo mandato durante o biênio 2021-2023. Em reunião plenária virtual na tarde desta quinta-feira (25/2), o Promotor de Justiça Eduardo Paladino e o Vereador José Marcos de Abreu Marquito foram reconduzidos para as funções de Coordenador-Geral e Coordenador-Adjunto, respectivamente. A reunião teve a participação de 34 organizações e a recondução da atual gestão foi apoiada por todas, sem ressalvas. A plenária também aprovou o ingresso de 10 novas organizações.

A coordenação do FCCIAT deve indicar um representante para a função de Secretário-Executivo. Nas próximas semanas, as comissões temáticas de Regulação, Segurança Alimentar e Impactos devem se reunir para escolher os seus coordenadores e aprovar o ingresso de novos participantes.

O Vereador Marquito, reeleito Coordenador-Adjunto do FCCIAT, cumprimentou o Promotor de Justiça Eduardo Paladino pela parceria na gestão que conduziram. O Vereador também ressaltou a importância do fórum no fortalecimento das pautas de atuação "para reconhecermos o impacto dos agrotóxicos e transgênicos e para a criação de um novo paradigma que valorize a vida e o meio ambiente".

O Promotor de Justiça Eduardo Paladino, reeleito Coordenador-Geral do FCCIAT, manifestou sua satisfação em assumir a gestão pelo próximo biênio, dizendo saber do grande desafio que representa coordenar um colegiado integrado por dezenas de entidades tão representativas e com pautas de tamanha relevância. O Promotor também ressaltou que o ano de 2020 foi bastante atípico, em virtude da pandemia de covid-19, que exigiu adaptações para dar continuidade aos trabalhos do fórum.

Uma das iniciativas da coordenação, para esta nova gestão, consiste na utilização de uma plataforma de armazenamento em nuvem, na qual a coordenação-geral e comissões temáticas poderão registrar suas atas, moções, convocações e demais documentos, para que fiquem de fácil acesso aos integrantes do fórum, garantindo a transparência das atividades. "A nossa intenção, com essa nova ferramenta, é permitir, principalmente, que as atas com os temas discutidos e encaminhamentos sugeridos pelas comissões temáticas sejam facilmente disponibilizadas aos integrantes do fórum e com a maior brevidade possível, de forma a permitir que todos estejam em plenas condições de participar das deliberações nas reuniões plenárias", afirma o Promotor de Justiça Eduardo Paladino.